Previdência Social Importante!
Importante! O INSS não aceita documentos enviados por e-mail
Importante! O INSS não aceita documentos enviados por e-mail
14/09/2023 10h00 Atualizada há 1 ano
Por: Esther Vasconcelos
Foto: Reprodução

Nesta terça-feira dia 12, o INSS publicou um alerta para alertar sobre o envio de documentos para o e-mail da Assessoria de Comunicação Social (Ascom).

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A instituição ressalta que quando um indivíduo submete uma solicitação ao INSS, é comum que um funcionário solicite documentos adicionais para aprimorar a análise, tais como comprovantes de identidade e de residência, entre outros.

Esse pedido feito ao cidadão é conhecido como "exigência" e deve ser atendido para que o requerimento seja processado corretamente.

O INSS alerta que muitos cidadãos têm cometido o equívoco de enviar a documentação para o endereço de e-mail da Assessoria de Comunicação Social (Ascom), porém, esse não é o procedimento adequado.

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Onde devo enviar os documentos?

Os documentos devem ser enviados através dos canais oficiais estabelecidos, que incluem o aplicativo ou o site Meu INSS (https://meu.inss.gov.br/), ou então entregues pessoalmente em uma agência da Previdência Social, mediante agendamento pela central 135.

O serviço é utilizado para agendar o comparecimento do cidadão a uma agência do INSS, com o objetivo de fornecer os documentos necessários para concluir um requerimento ou pedido em andamento.

O servidor encarregado de analisar o pedido emite uma notificação que detalha os documentos que o cidadão deve apresentar.

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Essa notificação pode ser recebida por e-mail, através do aplicativo ou por SMS. Além disso, o cidadão também pode ser informado sobre a exigência por meio de uma ligação para a Central 135.

O INSS não aceita, sob nenhuma circunstância, o envio de documentos por e-mail.

Como enviar?

Quando o segurado tiver os documentos solicitados pelo INSS digitalizados, há duas opções disponíveis:

Anexar a documentação pelo Meu INSS: Após digitalizar os documentos, você pode acessar o Meu INSS, seguir os passos abaixo e anexar os arquivos diretamente pelo sistema:

Agendar o serviço "Cumprimento de Exigência" pelo 135: Você também pode agendar um atendimento no INSS pelo telefone 135.

Após o agendamento, será necessário comparecer a uma agência do INSS no dia e hora marcados, levando os documentos originais.

Lembre-se de que é crucial cumprir o prazo estabelecido para o cumprimento da exigência, que geralmente é de 30 dias.

Caso seja necessário prorrogar esse prazo, é possível fazê-lo mediante uma solicitação formal e justificada por parte do interessado.

Certifique-se de seguir essas etapas para garantir que seus documentos sejam processados adequadamente pelo INSS.