Previdência Social Diabetes:
Diabetes: Os benefícios da Gymnema Sylvestre a planta que pode substituir a Metformina
Diabetes: Os benefícios da Gymnema Sylvestre a planta que pode substituir a Metformina
19/09/2023 17h11 Atualizada há 1 ano
Por: Ricardo de Freitas
Foto: Reprodução

Advertência: Consulte sempre seu Médico antes de usar qualquer suplemento ou remédio novo

Continua após a publicidade

Gymnema sylvestreé uma planta usada no Ayurveda , uma antiga forma de medicina holística praticada na Índia. A planta é uma trepadeira perene encontrada nas regiões tropicais da Índia, bem como na África e na Austrália. A planta também é conhecida como vaca australiana e periploca das matas.

O termo hindi para G. sylvestre é gurmar , que é traduzido como "destruidor de açúcar". Isso ocorre porque as folhas de Gymnema contêm um composto chamado ácido gimnêmico, que suprime o sabor do açúcar. Acredita-se que a supressão do sabor do açúcar seja útil no tratamento do diabetes .

Acredita-se também que Gymnema sylvestre bloqueia a absorção de açúcar e gordura no corpo, cujo efeito pode ser útil no tratamento de obesidade, diabetes e colesterol alto.

Continua após a publicidade

O artigo analisa os possíveis benefícios da Gymnema sylvestre , incluindo como o remédio fitoterápico funciona. Também explica como o G. sylvestre é preparado e prescrito, bem como os possíveis riscos e contra-indicações.

Benefícios para a saúde

Diz-se que Gymnema sylvestre reduz o desejo por açúcar, ao mesmo tempo que reduz a taxa de absorção de açúcar e gordura pelo corpo. Essa ação dupla pode ajudar a tratar obesidade, diabetes e colesterol alto. 1

O composto ativo de G. sylvestre é o ácido gimnêmico. O composto suprime seletivamente os sabores doces sem afetar a percepção de outros sabores. Estudos demonstraram que isso pode reduzir o desejo por alimentos com alto teor de açúcar. Embora estes efeitos ocorram rapidamente, geralmente em 30 segundos, eles duram apenas cerca de uma hora. 2

Continua após a publicidade

O diabetes é um distúrbio comum causado pela incapacidade do corpo de utilizar ou produzir insulina de maneira adequada. Acredita-se que G. sylvestre aumente a produção de insulina , melhorando o crescimento celular no pâncreas, onde a insulina é produzida. 3

Acredita-se também que Gymnema sylvestre reduz a quantidade de açúcar que é absorvido no intestino. 4 Isto pode ajudar ainda mais a melhorar os níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes ou pré-diabetes. 1

G. sylvestre também pode bloquear a absorção de lipídios (gorduras) , reduzindo assim os níveis "ruins" de lipoproteína de baixa densidade (LDL) no sangue. 3

O que dizem os estudos

Existem apenas pesquisas limitadas que estudam os benefícios da Gymnema sylvestre . Dos que estão disponíveis, a maioria é pequena e de qualidade variável.

Um estudo de 2017 realizado em Oregon concluiu que 34 adultos que receberam uma pastilha contendo ácido gimnêmico comeram 44% menos doces do que 33 adultos que tomaram placebo ou tratamento simulado. Por outro lado, aqueles que receberam placebo tiveram 430% mais probabilidade de comer doces depois. 5  

Num pequeno estudo realizado na Índia em 2010, participantes com diabetes tipo 2 receberam 500 miligramas (mg) de G. sylvestre por dia durante três meses. Os pesquisadores relataram que ao fazer isso: 3 

Uma revisão de estudos de 2014 sugeriu que tomar 200 a 400 mg de ácido gimnêmico por dia pode reduzir a absorção de glicose no intestino. 1

Um estudo de 2004 envolvendo 60 pessoas moderadamente obesas mostrou que tomar diariamente um extrato de G. sylvestre diminuiu o colesterol LDL “ruim” em mais de 20% e aumentou o colesterol HDL “bom” em 22%. Além disso, os participantes perderam entre 5% e 6% do peso corporal. 6

Possíveis efeitos colaterais

Embora Gymnema sylvestre seja geralmente considerada segura para uso, existem riscos associados a este popular suplemento de ervas.

Efeitos colaterais comuns

Certos efeitos colaterais podem ocorrer como resultado direto dos efeitos redutores do açúcar de G. sylvestre . Estes incluem sintomas de hipoglicemia(baixo nível de açúcar no sangue), como:

Contra-indicações

Embora G. sylvestre seja geralmente considerado seguro, há situações em que o suplemento deve ser evitado devido à falta de pesquisas de segurança.

Isto inclui o uso de G. sylvestre :

Pessoas com alergia à serralha também devem evitar G. sylvestre , pois os componentes da planta podem desencadear uma reação semelhante.

Sabe-se que doses mais altas da erva causam toxicidade hepática. Como não existe uma linha clara entre doses "seguras" e "inseguras", é melhor agir com cautela e evitar G. sylvestre se você tiver problemas de fígado.

Interações medicamentosas

Gymnema sylvestre não deve ser tomado com medicamentos para diabetes como insulina, Amaryl (glimepirida), Glucotrol XL (glipizida), Glynase (gliburida) e outros. Fazer isso pode levar a um evento hipoglicêmico potencialmente grave.

Gymnema sylvestre deve ser evitada em crianças, grávidas ou lactantes e antes de cirurgias devido à falta de pesquisas de segurança. O suplemento pode causar hipoglicemia em algumas pessoas e não deve ser usado em pessoas com diabetes, a menos que esteja sob supervisão de um médico.

Dosagem e Preparação

Tal como acontece com outros suplementos de ervas, a dose adequada de Gymnema sylvestre depende de diferentes fatores. Isso inclui idade, saúde geral, condições médicas e muito mais.

Não foi estabelecida uma dose segura e eficaz de Gymnema sylvestre . Siga sempre as orientações do médico prescritor ou as instruções do rótulo do produto.

Preparação

Tradicionalmente, a Gymnema sylvestre tem sido usada como chá ou mastigando as folhas da planta. Também está disponível em extrato, pó, comprimido ou cápsula.

O chá de G. sylvestre é comumente usado para controlar o apetite, especificamente para o tratamento da obesidade.

Os comprimidos e cápsulas são os mais capazes de garantir uma dose precisa e evitar sobredosagem.

Dosagem

Gymnema sylvestre é possivelmente segura quando tomada conforme as instruções. Algumas recomendações incluem:

Altas doses de G. sylvestre podem causar toxicidade hepática, e houve um relato de hepatite induzida por medicamentos em um adulto com diabetes. 1

O que procurar

Embora Gymnema sylvestre seja considerada segura quando tomada na dose adequada, é importante observar que os suplementos de ervas não são regulamentados pela Food and Drug Administration (FDA) dos EUA. Isso significa que você deve ser cauteloso ao selecionar qualquer tipo de produto fitoterápico. 

Para garantir a pureza, opte por suplementos que foram certificados de forma independente por autoridades terceirizadas, como a US Pharmacopeia (USP), ConsumerLab ou NSF International.

Recapitular

Gymnema sylvestre está disponível em chá, extrato, pó, cápsula e comprimido. Não há dose recomendada. Para garantir a pureza, compre suplementos certificados por uma autoridade terceirizada.

Resumo

Gymnema sylvestre é uma erva que algumas pessoas afirmam poder ajudar a tratar obesidade, diabetes e colesterol alto. Ele contém um composto chamado ácido gimnêmico que suprime o sabor do açúcar e pode ajudar a reduzir o desejo por açúcar.

Acredita-se também que G. sylvestre bloqueia a absorção de açúcar e gorduras no intestino, ao mesmo tempo que aumenta a produção de insulina no pâncreas. A pesquisa que apoia essas afirmações é limitada.

G. sylvestre é geralmente considerado seguro para uso, mas pode causar sintomas de hipoglicemia (baixo nível de açúcar no sangue) em algumas pessoas. Não há dose recomendada de G. sylvestre. Fale com seu médico antes de usar este suplemento em qualquer uma de suas formas.