Previdência Social Recuperação
Recuperação de Crédito: Serasa aponta que 52,2% das empresas quitaram dívidas a cima de R$ 10 mil
Recuperação de Crédito: Serasa aponta que 52,2% das empresas quitaram dívidas a cima de R$ 10 mil
27/09/2023 10h25 Atualizada há 12 meses
Por: Gabriel Dau
recuperação de crédito

Em maio, 46,6% do total de dívidas negativadas, foram pagas ou renegociadas num período de até 60 dias após o mês de referência, segundo o Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian.

Continua após a publicidade

Já as contas inadimplentes com valores acima de R$ 10 mil, foram pagas por 52,2% das empresas no mesmo período.

Leia também: Comissão Aprova Crédito De R$ 129,9 Milhões Para Reduzir Fila Do INSS

Na comparação setorial, as dívidas inadimplentes são mais comuns no setor de “utilities” (52,6%), em que são consideradas contas de luz, água e gás. Já o setor de “telefonia” (14,1%) é o de menor percentual no recebimento de pagamentos. Confira o gráfico:

Continua após a publicidade
recuperação de crédito

O tempo de vencimento dos débitos e seu percentual de pagamentos são outros fatores apurados no indicador, confira o ranking do período de atrasos em que as empresas levam para quitar suas dívidas, aproximadamente:

PeríodoPorcentagem (%)
30 dias57,80%
60 dias42,50%
90 dias26,30%
180 dias22,80%
1 ano21,90%
mais de 1 ano8,70%

Recuperação de Crédito: Consumidores

Enquanto a porcentagem das empresas com pagamentos regularizados em maio foi de 46,6%, os consumidores com dívidas inadimplidas atingiu a faixa de 61,5%, no período de 60 dias após o mês de referência.

Segundo o levantamento, as dívidas com valor acima de R$ 10 mil, foram os mais quitados por consumidores inadimplentes em até 60 dias após a negativação.

Continua após a publicidade

Analisando a comparação anual do indicador, houve um aumento de 11,4% nos pagamentos, Confira abaixo:

Leia também: Nova Linha De Crédito Do BNDES É Focada Em Inovação!

Na comparação setorial, as dívidas inadimplentes são mais comuns nos setores de “bancos e cartões” (68,8%) e “utilities” (64,3%), enquanto o setor de “telefonia” (12,1%), igualmente ao levantamento de empresas, é o de menor percentual no recebimento de pagamentos.

Fonte: MoneyTimes