Previdência Social Atestmed:
Atestmed: Acesso poderá ser feito sem a necessidade de senha
Atestmed: Acesso poderá ser feito sem a necessidade de senha
18/10/2023 09h16 Atualizada há 11 meses
Por: Esther Vasconcelos
Imagem: Instituto Nacional do Seguro Social - INSS

O Ministério da Previdência Social, a Secretaria do Regime Geral de Previdência Social e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) simplificaram o procedimento de solicitação de Análise Documental do Benefício por Incapacidade Temporária (Atestmed) através do aplicativo ou site Meu INSS, eliminando a necessidade de níveis complexos de segurança. 

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Agora, os servidores do INSS poderão registrar o Atestmed diretamente nas Agências da Previdência Social. Os detalhes do novo processo serão divulgados posteriormente.

Essa mudança foi necessária devido à exigência anterior de uma conta Gov.br para a solicitação, que implicava em requisitos de segurança complicados. 

O que muda?

Com a nova portaria, os dados básicos do cidadão, validados pela Receita Federal, como o CPF, serão usados como uma forma simplificada de autenticação. 

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Não será mais necessário atender aos requisitos de níveis bronze, prata ou ouro para acessar a plataforma e registrar o Atestmed. 

O acesso será feito diretamente na página inicial do Meu INSS, sem a necessidade de senha.

O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, explicou que os servidores poderão registrar o Atestmed na plataforma sem a necessidade de um celular, o que tornará o processo mais acessível para pessoas que não têm acesso à internet. 

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O serviço será agendado, embora ainda esteja sendo estudado se ele será oferecido em todas as agências ou em polos específicos.

Além disso, a portaria estabelece que a identificação do requerente para fins de pagamento do benefício por incapacidade temporária será realizada pela instituição bancária. 

O INSS ficará responsável pelo monitoramento constante do acesso simplificado, podendo suspender o acesso se forem identificadas atividades que possam prejudicar a segurança dos dados ou o processo.

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Passo a passo de como anexar o Atestmed sem login

  1. Acesse o site Meu INSS ou o aplicativo para Android e iOS.
  2. Na página inicial, selecione a opção "Pedir benefício por incapacidade".
  3. Preencha os campos com seu nome, CPF e data de nascimento.
  4. Marque a opção "Não sou um robô" e continue.
  5. Selecione "Benefício por incapacidade temporária (auxílio-doença)", leia as informações e clique em "ciente".
  6. Você verá a informação de que se tiver um documento médico (laudo, relatório ou atestado), poderá fazer a perícia sem sair de casa, através da análise documental a distância, o que é mais rápido e não depende de vagas em agências. Selecione "Avançar".
  7. Confira os dados que aparecem na tela e selecione se o motivo do afastamento foi um acidente de trabalho ou não. É importante notar que o uso do Atestmed ainda não está habilitado para acidentes de trabalho.
  8. Em seguida, você receberá orientações que devem constar no atestado médico ou odontológico, incluindo o nome do profissional de saúde com seu CRM/CRO/RMS, a identificação da doença e o prazo de afastamento.
  9. Anexe seus documentos, incluindo sua identidade e a documentação médica, clicando no botão de adicionar (+).
  10. Clique em "avançar", leia as informações e, após revisar os detalhes do pedido, clique em "avançar" ou "finalizar" para enviar o pedido.