Previdência Social Nome
Nome sujo pode atrapalhar na hora de ser contratado?
Nome sujo pode atrapalhar na hora de ser contratado?
19/10/2023 15h20 Atualizada há 11 meses
Por: Esther Vasconcelos
Foto: Reprodução

O termo "nome sujo" refere-se a situações em que um indivíduo possui dívidas não pagas, resultando em seu nome incluído em cadastros como o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e o Serasa.

Continua após a publicidade

Esses registros podem ser consultados por empresas durante processos de seleção, levantando questões sobre a possível influência das dívidas na contratação de candidatos.

A situação financeira de um indivíduo tem impacto em diversos aspectos de sua vida, inclusive no que diz respeito à busca por emprego.

Muitos se perguntam se estar com o "nome sujo", ou seja, com dívidas não pagas registradas em órgãos de proteção ao crédito, pode afetar suas chances de serem contratados por uma empresa.

Continua após a publicidade

Afinal, Nome sujo pode atrapalhar na hora de ser contratado?

Segundo a legislação brasileira, a inclusão do nome de uma pessoa em cadastros de proteção ao crédito não deve ser utilizada como critério para negar a contratação.

Tanto a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) quanto a Constituição Federal do Brasil proíbem atos de discriminação na contratação de profissionais.

A CLT e a Constituição estabelecem princípios fundamentais de igualdade e não discriminação no ambiente de trabalho.

Continua após a publicidade

“Qualquer prática discriminatória é considerada ilegal, e deixar de contratar uma pessoa só porque ela está com o nome sujo é uma conduta irregular, pois fere essa determinação”.

Leia Também: É Permitido Trabalhar Em Outros Empregos Durante Período De Férias?

É permitido às empresas fazer uma consulta no CPF antes da admissão de um funcionário?

Antes de admitir um trabalhador, o departamento de Recursos Humanos das empresas pode analisar o perfil dos candidatos, bem como sua documentação.

No entanto, muitas pessoas se questionam se as empresas têm permissão para verificar o CPF e, por consequência, acessar informações em órgãos de proteção ao crédito.

É importante destacar que, sim, as empresas têm o direito de consultar o CPF do candidato. No entanto, é fundamental salientar que a empresa não pode utilizar a inadimplência como justificativa para rejeitar o candidato.

A consulta ao CPF geralmente está relacionada à avaliação de riscos de crédito e à prevenção de fraudes, como a detecção de possíveis casos de clonagem ou estelionato, envolvendo o uso de documentação falsa, por exemplo.