Previdência Social Campanha
Campanha Novembro Azul alerta para perigo de doenças urológicas. Confira!
Campanha Novembro Azul alerta para perigo de doenças urológicas. Confira!
01/11/2023 10h40 Atualizada há 11 meses
Por: Leonardo Grandchamp
Foto: Reprodução

Neste mês de novembro, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) dá início ao Novembro Azul, uma iniciativa para intensificar a conscientização sobre as doenças urológicas e o perigo de diagnósticos tardios, especialmente em relação ao câncer de próstata. A SBU planeja aumentar a disseminação de informações sobre os riscos associados a essas condições por meio do Portal da Urologia e suas redes sociais, apresentando lives e vídeos informativos.

Continua após a publicidade

A SBU também está promovendo a campanha #VemProUro, que tem como objetivo incentivar os homens a buscar cuidados com a saúde desde cedo. Para atrair um público mais jovem, o ator Guilherme Berenguer, de 43 anos, tornou-se porta-voz da campanha "Saúde também é papo de homem." Berenguer gravou vídeos e posou para o cartaz da campanha com o intuito de transmitir a mensagem de que os cuidados de saúde preventivos e gerais devem ser adotados antes mesmo do surgimento de problemas de saúde relacionados à idade.

Leia também: Novembro Azul: Direitos Do Homem Com Câncer De Próstata

A Dra. Karin Jaeger Anzolch, uma das coordenadoras do Novembro Azul deste ano e idealizadora da pesquisa, destacou a escolha de Guilherme Berenguer devido à sua abordagem de cuidados com a saúde, e enfatizou a importância de que os homens se envolvam com a prevenção, incluindo a saúde prostática, para desfrutar de uma vida com qualidade, longevidade, menos ansiedade e mais satisfação em todas as áreas, incluindo a sexual, evitando assim problemas de saúde.

Continua após a publicidade

Um aspecto essencial abordado na campanha é a disparidade no comportamento de meninos e meninas adolescentes em relação aos cuidados de saúde. O presidente da SBU, Alfredo Canalini, ressaltou que as meninas buscam consultas médicas no Sistema Único de Saúde (SUS) 18 vezes mais do que os meninos. Ele também mencionou o sucesso da vacinação contra o HPV em meninas em comparação com os meninos. A campanha Novembro Azul visa a transformar esse padrão comportamental, ampliando a conscientização sobre diversos aspectos da saúde masculina, incluindo questões como a vacinação de adolescentes contra o HPV.

Leia também: 1 entre 4 cirurgias de Câncer de Próstata não foram realizadas no SUS durante o 1º ano de Covid-19

Urologista Cidadão

Antecedendo o 39º Congresso Brasileiro de Urologia (CBU), programado para ocorrer de 18 a 21 de novembro em Salvador, Bahia, será realizado nos dias 13 e 14 deste mês um mutirão solidário de atendimentos e cirurgias no Hospital Roberto Santos, a maior instituição de saúde pública do estado, que abriga o Hospital do Homem.

Continua após a publicidade

Em colaboração com o governo estadual, a iniciativa "Urologista Cidadão" reunirá entre 50 e 100 especialistas que oferecerão atendimentos a 3 mil homens e realizarão cerca de 20 cirurgias para tratar a hiperplasia benigna da próstata (HPB). Além disso, serão realizadas dez avaliações urodinâmicas, que envolvem exames funcionais do trato urinário para avaliar o armazenamento e o esvaziamento da bexiga. Também estão previstas 60 urofluxometrias, exames que avaliam o fluxo urinário, e 20 ultrassonografias de próstata para os homens que aguardam atendimento na unidade.

O diretor científico do 39º Congresso Brasileiro de Urologia, Ubirajara Barroso Jr., expressou a esperança de que esse mutirão contribua para conscientizar a população masculina sobre a importância dos cuidados com sua saúde. Além disso, destacou que é uma oportunidade valiosa para urologistas de todo o país se unirem em apoio ao atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).