Previdência Social Investir
Investir em tecnologia contábil é o caminho para competitividade empresarial
Investir em tecnologia contábil é o caminho para competitividade empresarial
03/11/2023 19h13 Atualizada há 10 meses
Por: Bia Montes
Imagem: freepik


Dados coletados em Junho de 2023 e divulgados recentemente pela empresa Contábil Trend a respeito da pesquisa "O Mercado Contábil" apontaram que a contabilidade possui crescimento constante e estável, entretanto, demonstrou, também, que as empresas não sabem o momento exato de optar pela utilização da tecnologia a seu favor.

Continua após a publicidade

Os resultados obtidos na área contábil demonstraram que o número de clientes é diretamente proporcional ao de funcionários, evidenciando uma baixa digitalização dos processos contábeis, o que acarretará uma alta complexidade e dificuldade de expansão em larga escala.

Nesse sentido, entender o contexto em que sua empresa se encontra e saber identificar o momento de buscar suporte externo, torna-se uma decisão estratégica para a organização.

Leia também: 5 Tendências Para A Contabilidade. Veja Como Atrair Clientes

Continua após a publicidade

Necessidade de investimento

Fábio Baptista, CEO do BPO Innova, empresa contábil, explica que viu a necessidade de investir em tecnologia no momento em que identificou a transformação digital moldando drasticamente o cenário empresarial.

" Ficou claro que não poderíamos permanecer competitivos mantendo nossos processos contábeis e financeiros manualmente. A necessidade de acompanhar o ritmo acelerado das mudanças tecnológicas, bem como a demanda crescente por eficiência e precisão, foi o indicativo de que era o momento ideal para investir em tecnologia de gestão financeira."

A contabilidade representa parte fundamental da empresa, sendo responsável por projetar o crescimento do negócio de forma estruturada e orientar o empresário na tomada de decisão visando obter maior lucratividade do negócio.

Continua após a publicidade

Ainda segundo o estudo, cerca de 50% do mercado contábil é composto por escritórios de até 50 clientes e poucas empresas atendem acima de 300 CNPJs, sendo consideradas de grande porte.

Leia também: 10 Dicas De Contabilidade Para Manter A Organização De Sua Empresa

Expansão tecnológica

Os números evidenciam uma oportunidade de consolidação e expansão através do uso de tecnologias de automação e um investimento estratégico no desenvolvimento empresarial.

Neste sentido, empresas que oferecem soluções tecnológicas na gestão financeira e possuem metodologias visando reduzir o tempo de trabalho estão ganhando cada vez mais mercado, como é o caso do Accountfy, empresa de tecnologia que está hospedada no Cubo Itaú e oferece uma Solução de Gestão Integrada, concebida em colaboração com o Itaú BBA.

João Mano, cofundador do Accountfy, destaca que a plataforma não apenas centraliza e organiza dados contábeis derivados de balancetes ou livros razão gerados por ERPs (sistemas de gestão), mas também integra lançamentos financeiros realizados no ERP, metamorfoseando-os em valiosas informações gerenciais, eliminando a dependência de planilhas e minimizando erros humanos.  

"Isso assegura uma consistência informacional, conferindo confiabilidade aos CFOs e promovendo uma governança corporativa robusta." complementa João.

Leia também: Contabilidade: Quais São As Rotinas Contábeis De Um MEI?

Entre os respondentes da pesquisa Contábil Trends, 62,8% acreditam que a tecnologia tem papel essencial no futuro dos empreendimentos, tendo em vista a quantidade de operações complexas e diversificadas.

Atrelado a isso, existe uma constante demanda por relatórios financeiros detalhados que possam proporcionar um controle aprimorado, customização de relatórios e respostas rápidas adaptadas.

Após aderir a tecnologia contábil, a empresa BPO Innova observou mudanças significativas na operação, a modernização dos processos e a usabilidade aprimorada proporcionou maior eficiência e agilidade em todas as operações financeiras.

"Essas mudanças não apenas aumentaram nossa competitividade, mas também fortaleceram nossa posição como uma organização orientada para o futuro, pronta para enfrentar os desafios e as oportunidades que a era digital nos apresenta." finaliza o CEO Fábio.