Previdência Social MEC
MEC autoriza reaplicação do Enem para estudantes afetados pelas chuvas
MEC autoriza reaplicação do Enem para estudantes afetados pelas chuvas
06/11/2023 09h03 Atualizada há 10 meses
Por: Esther Vasconcelos
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Ministro da Educação (MEC), Camilo Santana, anunciou no domingo, 5 de novembro, que os estudantes que forem afetados pelas condições climáticas no país terão a oportunidade de participar da reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 nos dias 12 e 13 de dezembro. 

Continua após a publicidade

Camilo Santana assegura que os problemas relacionados à falta de energia elétrica em locais de aplicação de provas em São Paulo foram resolvidos, graças à colaboração do Ministério de Minas e Energia, equipe do MEC e governo estadual de São Paulo. 

Anteriormente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou a sede do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em Brasília e afirmou que a questão da falta de energia está completamente resolvida.

O ministro informou também que não recebeu notificações de problemas relacionados à seca que teriam prejudicado candidatos do Norte do país.

Continua após a publicidade

Integridade e Logística 

Respondendo a perguntas da imprensa, o ministro garantiu que não houve qualquer interferência por parte do governo federal no conteúdo do Enem. 

"Não haverá, nem houve, qualquer tipo de interferência por parte do governo nesse aspecto."

Camilo Santana também fez uma avaliação da logística para a aplicação das provas para mais de 3,9 milhões de inscritos no Enem 2023, abrangendo 27 unidades da federação e 1.750 municípios, com mais de 9 mil locais de prova. 

Continua após a publicidade

“Todos os malotes foram entregues, no horário, às escolas. São, aproximadamente, 132 mil salas de aula de aplicação das provas”. 

Na 25ª edição do exame, o ministro destacou as melhorias relacionadas à acessibilidade para candidatos com deficiência. 

Leia Também: Veja Como É Feita A Correção Das Provas E Das Redações Do Enem

Acessibilidade

Camilo Santana destaca a melhoria na acessibilidade para candidatos com deficiência, mencionando que os gráficos e figuras das provas serão coloridos para facilitar aqueles que são daltônicos ou têm problemas de visão. 

Além disso, o cartão resposta será ampliado para melhor atender às pessoas com problemas de visão.

“Esse ano, nós completamos 25 anos de Enem. É importante dizer que a novidade esse ano é que, na prova, tanto os gráficos, como as figuras serão coloridas para facilitar às pessoas que são daltônicas ou tenham alguns problemas [de visão]. O cartão resposta vai ser ampliado também para pessoas que têm problema de visão”. 

Leia Também: Quer Estudar Fora? Use O Enem!

Reconhecimento do Trabalho do Inep

Além disso, o ministro elogiou o trabalho do Inep, responsável por conduzir todo o processo do Enem, desde a sala de controle da instituição, onde monitora todo o processo, desde o início das inscrições até a aplicação das provas e o encerramento. 

Ele ressaltpu que cerca de 380 mil colaboradores estavam envolvidos na aplicação da prova, incluindo coordenadores, aplicadores de provas e equipes da Polícia Militar, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.