Previdência Social MEIs
MEIs já representam 70% das empresas do país!
MEIs já representam 70% das empresas do país!
10/11/2023 16h41 Atualizada há 10 meses
Por: Leonardo Grandchamp
Créditos: iStock

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou a pesquisa "Estatísticas dos Cadastros de Microempreendedores Individuais", focada em apurar os números relacionados aos MEIs em atividade no país. O levantamento aponta que, atualmente, o Brasil conta com 13,2 milhões de CNPJs abertos na categoria, representando aproximadamente 70% de todas as empresas brasileiras.

Continua após a publicidade

Desses 13 milhões, mais da metade foi aberta nos últimos três anos. Com isso, os MEIs já representam 19% dos trabalhadores formais – 4% a mais, se comparado com seus números de 2019. Isso significa que sete em cada 10 empresas no Brasil são MEI e que dois em cada 10 profissionais trabalham dentro da categoria. No Rio de Janeiro, os microempreendedores se destacam ainda mais, sendo três em cada 10.

Leia também: MEI E Pequenas Empresas: Datas Importantes Para O Início De 2024

Todos esses dados são do ano de 2021, quando o IBGE realizou a apuração. Em 2019, constava no país 9,2 milhões de MEIs ativos, representando 15,2% dos trabalhadores formais. Entre esses dois anos, o aumento de novos CNPJs foi de 37,5% - mais de 3,6 milhões de novos microempreendedores. Os estados com a maior concentração da categoria incluem São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Continua após a publicidade

O IBGE ainda aponta que 62,2% dos microempreendedores individuais trabalhavam no mercado formal antes de aderir à categoria, mas foram desligados involuntariamente. Esse dado mostra que grande parte dos MEIs em atividade começou a trabalhar por conta devido a uma necessidade de se reintegrar ao mercado de trabalho.

Leia também: Grana Liberada Para O MEI! BNDES Oferece Crédito De Até R$ 20 Mil!

Dos 13 milhões registrados, 53% são homens, com uma média de 40 anos de idade. Dos 9 milhões que concordaram em compartilhar sua escolaridade, 86% não possuem nível superior. Aproximadamente 15% continuam atuando no mercado de trabalho formal, ou seja, possuem empregos com registro em carteira, indicando que uma minoria utiliza a categoria para complementar renda.

Continua após a publicidade

A legislação brasileira ainda permite que as empresas que atuam em regime MEI tenham um funcionário registrado, mas a quantidade de microempreendedores que geram emprego ainda é muito baixa. Dos 13 milhões, apenas 105 mil contavam com um trabalhador contratado.

Com o crescimento de microempreendedores no país e considerando que MEI pode ter funcionário, a perspectiva ainda é otimista. O número de MEIs empregadores tende a crescer conforme a necessidade, já que grande parte dos trabalhadores formais está aderindo a esta modalidade de empreendimento.