Previdência Social Segundo
Segundo dia do Enem teve 32% de abstenção e questão anulada
Segundo dia do Enem teve 32% de abstenção e questão anulada
13/11/2023 12h10 Atualizada há 10 meses
Por: Ana Luzia Rodrigues
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)  seleciona estudantes para vagas do ensino superior públicas, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e serve de parâmetro para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

Continua após a publicidade

Ontem, dia 12, ocorreu o segundo dia de exames. O número de abstenções foi de 32% e houve a anulação de uma questão. A pergunta já havia aparecido no Enem de 2010, na versão para as pessoas privadas de liberdade e, por não ser inédita, foi cancelada.

 Quem realiza as provas do Enem, também tem os resultados usados para ingressar em instituições de ensino portuguesas que têm convênio com o Inep. 

No segundo dia do Enem 2023, os estudantes fizeram as provas de matemática e ciências da natureza. A taxa de abstenção foi de 32%, superior à verificada no primeiro dia de provas, dia 5, quando 28,1% dos candidatos não compareceram.

Continua após a publicidade

Assim, em relação ao segundo dia de provas do exame do ano passado, o índice ficou praticamente estável (32,1% em 2022).

Leia também: MEC Descarta Cancelamento Do Enem Depois Do Vazamento De Imagens

Gabarito oficial e resultados

O gabarito oficial da prova, previsto inicialmente para divulgação no dia 24, às 19h da próxima terça-feira, dia 14. Os resultados do exame sairão em 16 de janeiro de 2024.

Continua após a publicidade

Leia também: Inep Aciona PF Por Suposto Vazamento Da Redação Do Enem 2023

Reaplicação das provas

O Inep informou ainda que o prazo para solicitar a reaplicação da prova será de 13 a 17 de novembro por meio da Página do Participante, no site do Inep. 

Dessa forma, quem teve problemas logísticos ou teve doenças infectocontagiosas, pode pedir para fazer as provas nos dias 12 e 13 de dezembro.

De acordo com o MEC, 2.217 candidatos sofreram eliminação neste domingo por razões como portar equipamento eletrônico, ausentar-se antes do horário permitido, utilizar materiais impressos e não atender orientações dos fiscais.