Previdência Social INSS
Veja as informações que serão usadas na prova de vida do INSS 2024
Veja as informações que serão usadas na prova de vida do INSS 2024
17/01/2024 15h14 Atualizada há 8 meses
Por: Ana Luzia Rodrigues
Novas regras da prova de vida do INSS começam a valer em janeiro de 2023

A prova de vida do INSS é um procedimento obrigatório que exigia que aposentados, pensionistas e outros beneficiários do INSS comparecessem presencialmente às agências. Nos últimos anos, ele sofreu mudanças e, digamos, “se modernizou”.

Continua após a publicidade

Mas, como assim? Lembre-se que esse procedimento ocorria uma vez por ano, presencialmente com a realização de biometria,  além do segurado precisar apresentar o cartão de débito e um documento com foto.

Todavia, desde o ano passado, ficou mais fácil provar que o segurado está vivo. Agora, não é mais obrigação do titular do benefício sair de casa para realizar o procedimento, e sim do próprio órgão.

Ferramenta importante para evitar fraudes e pagamentos indevidos, a prova de vida é realizada periodicamente e pode acontecer de forma presencial ou digital. (Leia abaixo quais são as opções em vigor para beneficiários do INSS).

Continua após a publicidade

Leia também: INSS ALERTA! Cuidado Com O Golpe Da Prova De Vida Online

Cruzamento de dados

Desde o início de 2023, o INSS usa o cruzamento de informações públicas sobre o cidadão para confirmar quem está vivo e pode seguir recebendo seus pagamentos. O instituto leva em consideração atos registrados em bases de dados como prova de vida.

Na prática, utilizam-se informações mantidas, atualizadas ou administradas por órgãos, entidades ou instituições públicas federais, estaduais e municipais, mas também bases de dados privadas que mantêm acordo de cooperação com o INSS.

Continua após a publicidade

O que serve como prova de vida

Veja o que pode servir como prova de vida:

Leia também: INSS Estuda Admitir Uso Do Transporte Público Como Prova De Vida

Caso o INSS não consiga fazer a prova de vida, como proceder?

Neste caso, o beneficiário será automaticamente notificado pelos canais remotos oficiais (Meu INSS e Central 135), ou, ainda, por meio de notificação bancária.

Com isso, o segurado terá o prazo de 60 dias para realizar a sua prova de vida na própria agência bancária.