Imagem por @wirojsidhisoradej/ freepik
Beneficiários que recebem a aposentadoria por invalidez, podem ter direito a um adicional de 25% quando necessitam de cuidados frequentes de terceiros para realizar os afazeres básicos do dia a dia.
Sendo assim, pessoas que precisam de ajuda para atividades da rotina, como tomar banho, se locomover, dentre outros, podem requerer o adicional de 25%, confira o que diz o art. 45 da Lei 8.213/1991 que trata do tema:
O valor da aposentadoria por invalidez do segurado que necessitar da assistência permanente de outra pessoa será acrescido de 25% (vinte e cinco por cento)”.
Como mencionado, o adicional é pago apenas aos segurados que recebem o benefício da aposentadoria por incapacidade permanente, ou seja, aposentadoria por invalidez.
Então primeiramente conheceremos um pouco mais sobre esse benefício que é destinado aos segurados do INSS, que sofrem algum acidente ou de alguma doença que pode ser ou não relacionados ao trabalho.
Sendo assim, não toda pessoa que pode solicitar o benefício, pois será necessário ser um segurado do INSS e cumprir os seguintes requisitos:
Um adendo importante aqui, é que mesmo que a carência seja um pre-requisito para obter o benefício, existem situações onde não será preciso cumprir o tempo de contribuição mínima.
Isso ocorre, quando a enfermidade tenha sido ocorrida por acidente, sendo de trabalho ou não, outra situação é quando a doença do trabalhador é considerada grave conforme o Ministério da Saúde e do Trabalho.
Existe uma lista de doenças regulamentada no artigo 147 da Instrução Normativa 77/2015 do próprio INSS que dispensam a carência, sendo elas:
Um adendo importante aqui é que para receber a aposentadoria por invalidez será necessário realizar uma perícia médica do INSS, onde o perito irá avaliar a incapacidade.
Leia também: Novas regras da Aposentadoria por invalidez a partir de 2023
Certo, agora que você já sabe o que é a aposentadoria por invalidez e irá receber ou recebe o benefício por incapacidade e deseja solicitar o adicional de 25% é necessário saber de algumas informações.
Primeiro que infelizmente o adicional de 25% pode comumente costuma ser negado pelo Instituto, no entanto, existem 8 condições que provavelmente podem conseguir acesso ao acréscimo dos 25% sendo elas:
Caso a sua situação difira das mencionadas também é possível solicitar o adicional, no entanto, pode ser preciso recorrer na justiça para seu direito ser discutido.
Leia também: Como dar entrada pela internet na aposentadoria por invalidez
Essa é uma dúvida muito comum, pois algumas pessoas desejam saber se podem pedir o adicional quando se aposentam, ou se é permitido solicitar após muitos anos do recebimento da aposentadoria por invalidez e é isso que vou te explicar.
Então, é importante que você saiba que não existe um tempo ou prazo para solicitar, isso ocorre, pois o adicional de 25% será devido no momento que a necessidade de um cuidador para realização das atividades básicas do dia a dia forem atestadas, mesmo nos casos onde já existe um cuidador.
Existem situações onde a própria condição da necessidade do cuidador é atestada pelo perito médico do INSS, quando realizada perícia para recebimento da aposentadoria por invalidez, ou seja, o beneficiário já sai recebendo o adicional com a aposentadoria.
Como também existem casos onde a debilitação do beneficiário foi se agravando, tornando-se então necessário a ajuda de um cuidador para as atividades básicas do dia a dia, dando direito ao adicional de 25%, nessa situação o beneficiário deverá solicitar o adicional junto ao INSS.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
É inegável que para a grande maioria dos brasileiros o que mais importa é conseguir…
Recentemente foram compartilhados boatos afirmando que a contribuição do Microempreendedor Individual (MEI) aumentaria de valor,…
Anualmente a Receita Federal divulga as regras para o Imposto de Renda (IR) e milhões…
O Carnaval está chegando e, com ele, surge a dúvida: o que vai abrir e…
Você sabia que a Universidade de São Paulo (USP) está com inscrições abertas para mais…
Você já deve ter percebido como o Google Maps é útil, né? Ele ajuda a…