Previdência Social Carreira
Quais as tendências que vão impactar o mercado de trabalho em 2024
Quais as tendências que vão impactar o mercado de trabalho em 2024
24/01/2024 18h34 Atualizada há 8 meses
Por: Bia Montes
Imagem: freepik

O mercado de trabalho nos Estados Unidos não seguiu o roteiro que muitas pessoas esperavam em 2023 – mas, na maioria, tudo o que precisava dar certo, deu.

Continua após a publicidade

Nesse ano, a Inteligência Artificial (IA) generativa rapidamente ganhou destaque em diferentes setores.

Talvez seu uso e avanço tenham ocorrido mais rápido do que o esperado, mas realmente aconteceram, e identificar tendências como essa ajuda os empregadores a se planejar para o futuro.

O Indeed, site de empregos, divulgou seu relatório sobre as tendências de trabalho e contratação para 2024. O objetivo do estudo é ajudar candidatos a compreender o cenário atual e empregadores a aprimorarem suas estratégias de recrutamento para o próximo ano.

Continua após a publicidade

Leia também: A Inteligência Artificial E Seu Impacto Na Contabilidade

Abordando o impacto da IA no emprego, mudanças na dinâmica de oferta e demanda de vagas e as complexidades da inflação e salários, o relatório identificou as principais tendências que devem moldar o mercado de trabalho em 2024.

Tanto para os candidatos quanto para os empregadores, as tendências indicam que eles precisarão se preparar para um mercado de trabalho concorrido.

Continua após a publicidade

"Por um lado, os candidatos a emprego precisarão ser flexíveis e se adaptar às novas tendências de contratação.

É importante, por exemplo, pensar em como cargos relacionados à IA podem se encaixar em seus planos de carreira e no panorama econômico geral", diz Felipe Cabucci, Diretor de Vendas do Indeed no Brasil.

Leia também: Como Lidar Com Uma Transição De Carreira Não Planejada?

 "Por outro lado, para se destacar em um mercado de trabalho mais restrito, os empregadores devem focar na retenção de talentos e no aprimoramento das habilidades dos funcionários atuais, oferecendo benefícios além de um salário competitivo", complementa.

conheça as 3 principais tendências que está observando globalmente para o próximo ano:

População em idade produtiva

Mais trabalhadores em idade ativa (aqueles com idades entre 25 e 54 anos) precisarão entrar no mercado para compensar o envelhecimento da população.

A demanda consistentemente alta por funcionários atrai mais pessoas para o mercado e as mantido nele.

Essa é uma tendência observada principalmente nos Estados Unidos, mas pode ser aplicada ao contexto brasileiro.

Conforme o último censo do IBGE, a idade média da população brasileira aumentou 6 anos desde 2010, atingindo 35 anos em 2022, e o índice de envelhecimento atingiu 55,2 em 2022, em comparação com 30,7 em 2010. Enquanto isso, a população idosa com 60 anos ou mais aumentou 56% em comparação com 2010.

O envelhecimento da população é um dos fatores que altera a taxa de participação no mercado de trabalho, um movimento observado nos EUA segundo o relatório, mas também destacado no Brasil por projeções.

Essa influência de características demográficas indica que, eventualmente, a disponibilidade de mão de obra pode ser afetada por mudanças na população. Em outras palavras, mesmo que o mercado esteja forte, a disponibilidade geral de trabalhadores não será tão grande quanto era antes da pandemia.

Benefícios para os funcionários

O crescimento salarial precisará continuar em desaceleração para amenizar as preocupações sobre o mercado de trabalho impulsionar a inflação.

Por outro lado, se ficar abaixo da inflação, os trabalhadores perderão seu poder de compra. Mas enquanto o aumento salarial estiver desacelerando, os empregadores poderão encontrar maneiras mais em conta de atrair candidatos.

IA no ambiente de trabalho

Ao considerar o futuro do trabalho, especialmente em um cenário com o aumento da IA, ainda há muito a aprender.

Leia também: O Potencial Revolucionário Da Inteligência Artificial Na Contabilidade

Essa tecnologia tem o potencial de reconfigurar e criar novos empregos, e o Indeed constatou que os anúncios de emprego que envolvem ou que mencionam se o cargo utilizará ferramentas de IA generativa estão em ascensão.

A rápida adoção de ferramentas de IA na economia poderá impulsionar a produtividade, mas a preocupação de que substituirá os funcionários pode ser deixada de lado.

Embora a IA generativa tenha o potencial de desempenhar certas funções, é improvável que substitua os humanos na força de trabalho, conforme indicado em outro relatório do Indeed.

"No fim do dia, os elementos humanos necessários em muitas habilidades, como empatia, intuição e comunicação, permanecem insubstituíveis", afirma Calbucci. "Nessa mudança tecnológica, o que ajudará os candidatos a emprego é se tornar um especialista em seu trabalho e continuar aprendendo novas habilidades", acrescenta o Diretor de Vendas do Indeed no Brasil.