Previdência Social INSS
Prova de Vida do INSS: 4 milhões de segurados são chamados
Prova de Vida do INSS: 4 milhões de segurados são chamados
05/02/2024 11h25 Atualizada há 7 meses
Por: Ana Luzia Rodrigues
Prova de vida do INSS 2024 / Imagem Pexels

A prova de vida para os aposentados e pensionistas do INSS já é um procedimento que ocorre há alguns anos. O objetivo é evitar fraudes e constatar que é realmente o segurado quem está recebendo o benefício.

Continua após a publicidade

Desde o início de 2023 que cabe ao instituto comprovar que o beneficiário está vivo, a partir de cruzamento de dados. No entanto, para os casos em que o rastreamento não é efetivo, o titular precisa fazer ele mesmo a prova de vida.

 Isso se dá através do cruzamento de dados. O instituto leva em consideração atos registrados em bases de dados como prova de vida.

Na prática, utilizam-se informações mantidas, atualizadas ou administradas por órgãos, entidades ou instituições públicas federais, estaduais e municipais, mas também bases de dados privadas que mantêm acordo de cooperação com o INSS.

Continua após a publicidade

Todavia, quando o Instituto não consegue obter essas informações, o aposentado ou pensionista é chamado a comparecer na agência do órgão.

Leia também: Veja As Informações Que Serão Usadas Na Prova De Vida Do INSS 2024

INSS convoca segurados

E é justamente isso que está ocorrendo no momento. Já ocorreram 3.089.043 notificações para pessoas nascidas em janeiro e fevereiro. Outras 1.262.514 que fazem aniversário em março também receberam convocação e estão há mais de 12 meses sem realizar a prova de vida.

Continua após a publicidade

.No total, o órgão está convocando 4.351.557 cidadãos para fazer a atualização cadastral, pois não há informações desses segurados nos bancos de dados oficiais do governo.

Neste momento, todos os segurados nascidos entre janeiro e março precisam comprovar que estão vivos a fim de manter seus benefícios pagos pelo INSS. Estas pessoas estão há 12 meses ou mais sem realizar a prova de vida.

É bom ficar atento ao extrato bancário,pois ali diz se é preciso comparecer à agência e realizar a prova de vida. Notificações também vão ocorrer pela Central 135 ou aplicativo Meu INSS.

Ao receber a notificação, o processo pode ocorrer on line, pelo aplicativo Meu INSS e clicar em “prova de vida”. Contudo, se dentro de 60 dias o segurado não comparecer, o benefício será bloqueado.

Leia também: Prova De Vida Do INSS: Veja O Que Mudou Em 2023

O que serve como prova de vida

Veja o que pode servir como prova de vida: