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Meu INSS: Saiba como cadastrar ou excluir um procurador
Este serviço é útil para quem precisa nomear um procurador para representá-lo perante o Instituto.
20/05/2024 10h58
Por: Esther Vasconcelos
Meu INSS / Imagem Adobe Stock

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) oferece um serviço online chamado “Atualizar Procurador e Representante Legal”. Este serviço é útil para quem precisa nomear um procurador para representá-lo perante o Instituto. Para tal, é preciso assinar uma procuração, que é um documento que permite designar uma pessoa de confiança para agir em seu nome.

A procuração pode ser usada no INSS para solicitar benefícios, receber pagamentos, realizar consultas e outros procedimentos relacionados a um benefício ou processo administrativo. Além disso, é possível nomear um procurador em situações em que o beneficiário esteja com uma doença contagiosa, seja incapaz de se locomover, esteja ausente por viagem (dentro ou fora do país) ou tenha mais de 80 anos de idade.

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Procuração

Existem dois tipos de procuração que podem ser registradas no INSS: particular e pública. A procuração particular tem um modelo disponível no site do INSS e não requer reconhecimento de firma. Basta que as assinaturas sejam compatíveis com as dos documentos de identificação apresentados no momento do pedido, tanto do beneficiário quanto do procurador.

A procuração pública, por outro lado, é feita em cartório quando o beneficiário é analfabeto ou tem uma deficiência visual ou física que o impede de assinar. Nesses casos, é necessário solicitar ao cartório uma procuração para representação junto ao INSS e recebimento do benefício. No entanto, é crucial que o segurado consiga expressar claramente seu desejo de conceder a procuração.

Se o beneficiário não puder mais responder por si mesmo, a família deve solicitar a curatela para que um representante legal seja nomeado judicialmente. Isso significa que pessoas civilmente incapazes, com doenças mentais que impedem a tomada de decisões e que precisam de um representante legal, não podem simplesmente nomear um procurador.

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Como fazer a solicitação?

Para solicitar o serviço, você deve acessar o Meu INSS, disponível como site (gov.br/meuinss) ou aplicativo para celular, após fazer login com CPF e senha. Em seguida, digite “procurador” na barra de pesquisa para localizar o serviço. Siga as instruções fornecidas pelo sistema, prestando atenção à documentação necessária.

Ao solicitar o serviço “Atualizar Procurador e Representante Legal”, você deve anexar a procuração e o Termo de Responsabilidade assinado. O modelo de procuração particular pode ser encontrado no site do INSS (gov.br/inss), na seção “Saiba Mais”, em “Seus direitos e deveres” (https://www.gov.br/inss/pt-br/saiba-mais/seus-direitos-e-deveres/procuracao).

Assim como é possível cadastrar um procurador, também é possível excluí-lo. Esse serviço é realizado no mesmo local da inclusão: “Atualizar Procurador e Representante Legal”. “Se a nomeação do procurador foi feita por meio de uma procuração pública, é importante cancelar/anular/revogar a procuração no cartório e anexar esse documento no Meu INSS. Se a procuração for particular, basta solicitar a exclusão dessa pessoa como procurador”, explica Douglas Colodetti, chefe da Seção de Análise de Reconhecimento de Direitos da Gerência Executiva do INSS em Governador Valadares/MG.

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Embora a senha do Meu INSS seja de uso pessoal, se o segurado a tiver compartilhado com seu procurador ou representante legal, ao destituí-lo, é importante alterá-la para evitar que a pessoa destituída continue tendo acesso ao Meu INSS do beneficiário.