Imposto de Renda IR MEI
Quem é MEI precisa declarar o Imposto de Renda?
Declarar o IRPF é importante para regularizar a sua situação fiscal e evitar multas e outros transtornos.
21/05/2024 13h50 Atualizada há 4 meses
Por: Esther Vasconcelos
MEI Imposto de Renda / Imagem freepik

Sim, o MEI precisa declarar o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), mesmo que não tenha tido faturamento no ano. A declaração do MEI é feita através da Declaração Anual Simplificada para o Microempreendedor Individual (DASN-SIMEI), que deve ser entregue anualmente até o dia 31 de maio.

Em 2024, o prazo final para entrega da DASN-SIMEI referente ao ano-base de 2023 é 31 de maio. Mesmo que o MEI seja isento do pagamento do IRPF, a declaração é obrigatória.

Continua após a publicidade

O que é Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional (DASN-SIMEI)?

Essa declaração é específica para a empresa MEI e deve ser entregue anualmente até 31 de maio. Mesmo que o MEI não tenha tido faturamento no ano, é necessário informar. O tributo pago mensalmente pelos MEIs já inclui o Imposto de Renda e a contribuição previdenciária.

Este documento serve para prestar contas à Receita Federal sobre as atividades financeiras e comerciais da empresa, mesmo que não tenha havido faturamento no último ano.

Portanto, todo trabalhador que atuou como MEI e manteve seu negócio em funcionamento por pelo menos um dia em 2023 é obrigado a apresentar a Declaração Anual de Faturamento (DASN-SIMEI).

Continua após a publicidade

Quem precisa declarar Imposto de Renda em 2024?

Neste ano, precisa entregar a declaração o contribuinte que:

Como fazer a Declaração do Simples Nacional?

Todo o processo de declaração de Imposto de Renda MEI (DASN-SIMEI) é realizado pelo site do Simples Nacional. Siga as instruções abaixo:

  1. Informe o seu CNPJ e clique em continuar.
  2. Marque o ano referente à sua Declaração – no caso, o ano de 2023.
  3. Se você trabalha com comércio, indústria, serviço de transporte e/ou fornecimento de refeições, informe o valor total das vendas brutas obtidas ao longo do ano, conforme exemplo de relatório mensal de receitas brutas.
  4. Se você atua na prestação de serviços de outra natureza, informe o valor bruto recebido com a prestação de serviços ao longo do ano.
  5. Informe se teve ou não funcionários durante o ano.
  6. Revise as informações e, caso esteja tudo correto, clique em "transmitir".
  7. Após concluir o preenchimento, o sistema perguntará se deseja imprimir. Confirme e guarde o comprovante de entrega da sua declaração.

Se você possui a empresa desde anos anteriores a 2023, também é possível atualizar os dados de declarações antigas, desde que no último ano o faturamento não tenha ultrapassado o limite permitido ao MEI, de R$ 81 mil.

Continua após a publicidade

Caso seu faturamento exceda esse limite, seu negócio poderá ser enquadrado como microempresa, exigindo outro tipo de declaração: a Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (Defis).