INSS INSS
INSS: Tempo de espera por benefício caiu para 50 dias
De acordo com a autarquia, o Sistema Atestmed vem acelerando os pedidos por benefícios
06/06/2024 15h29
Por: Ana Luzia Rodrigues
INSS tempo de espera / Imagem Shutterstock

Existe um processo de aposentadoria quando os segurados solicitam seus benefícios previdenciários no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Além de todas as etapas, ainda demora um tempo para que o aposentado receba seu benefício depois da carta de concessão publicada ou enviada pelo Instituto. 

Continua após a publicidade

A carta de concessão é o documento oficial de confirmação dos direitos dos segurados da previdência social aos benefícios que eles solicitam ao INSS. 

Ela mostra as principais informações do benefício aprovado.

Depois que o cidadão já está com a carta de concessão do seu benefício, o INSS tem um prazo mínimo de 45 dias para começar a realizar o pagamento do benefício concedido. Só que esta não é a realidade atual.

Continua após a publicidade

Todavia, nem tudo está perdido.

Nesta semana, de acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o tempo médio de espera por um benefício previdenciário vem caindo ano após ano.

Em 2022 a espera era de 75 dias. Caiu para 69 dias no ano passado e agora em 2024 caiu mais ainda para 50 dias. O Instituto garante que a queda no tempo médio de espera vai seguir acontecendo, e garante que a qualquer momento vai conseguir chegar no tempo médio de 45 dias, assim como prevê a legislação.

Continua após a publicidade

Atestmed

Um dos principais motivos apontados pela autarquia para essa redução no tempo de  espera está o Atestmed.

Através do Atestmed, o cidadão pode solicitar o auxílio por incapacidade, por exemplo, sem a necessidade de passar por uma perícia médica. O simples envio da documentação já é suficiente para que o sistema entenda que a pessoa pode receber o benefício ou não.

Como solicitar auxílio doença pelo Atestmed