22°C 35°C
Uberlândia, MG
Publicidade

Dá para confiar na Inteligência artificial? Resposta: depende

Desafios e dúvidas sobre a confiabilidade da Inteligência Artificial

06/06/2024 às 17h40 Atualizada em 11/06/2024 às 12h33
Por: Mariana Santos de Freitas Fonte: Publi Editorial
Compartilhe:
Dá para confiar na Inteligência artificial? Resposta: depende
Dá para confiar na Inteligência artificial? Resposta: depende

A cada dia aumenta a quantidade de tarefas que podem ser executadas pela ou com a ajuda da inteligência artificial (IA). Entre elas, as mais conhecidas são os chatbots de busca, edição e processamento de informações, que respondem perguntas sobre os mais variados temas. Esses sites se tornaram verdadeiros “oráculos do século XXI”, que se propõem a solucionar dúvidas sobre qualquer assunto.  

Continua após a publicidade

Então, podemos supor que esses chatbots têm respostas confiáveis para tudo, inclusive sobre legislação para o segmento contábil? Errado! Pois, esses sistemas abertos de IA recorrem às mais diversas bases de dados, como livros digitais, artigos, notícias, websites, fóruns e manuais. Ou seja, eles bebem na fonte das informações públicas, gratuitas, genéricas e, muitas vezes, não verificadas.

E quando é necessária uma informação especializada, mais aprofundada, consistente e qualificada, como fazer? Quando essa informação vai impactar diretamente no resultado do seu negócio e no compliance da sua empresa, qual é a recomendação?

Nestes casos, quando consultado, um dos mais conhecidos chatbots de IA do mercado dá a seguinte orientação: “Para decisões importantes ou informações críticas, é sempre uma boa prática confirmar os dados com fontes oficiais ou especialistas na área.” Em outras palavras, se a informação impacta no seu bolso, ou no bolso do seu cliente, procure alguém que tenha autoridade naquele assunto.

Foi pensando nisso, com o propósito de oferecer a contadores informações atualizadas e totalmente confiáveis, além de aumentar a eficiência, produtividade e segurança na operação diária dos escritórios de contabilidade, que foi criada a Nova Solução IOB.

Continua após a publicidade

Entre várias funcionalidades da Nova Solução IOB, está a aplicação de Inteligência Artificial (IA). Quando o contador entra na plataforma e questiona alguma dúvida sobre legislação, agora passa a ter o apoio da inteligência artificial com a curadoria dos especialistas da IOB. Esclarecer uma dúvida dentro do mundo da contabilidade, pode ser feito no chat, que busca a resposta em um ambiente exclusivo da IOB, garantindo que o contador tenha informação de forma compreensível, organizada e revisada por humanos experts em legislação. Com a união de tecnologia avançada, bem como o trabalho do time de especialistas, que faz a captura dos diários oficiais em nossa fábrica de conteúdo, editorial e da consultoria, a IOB é a única a trazer sinergia entre a inteligência artificial e humana sobre toda a legislação.

Além disso, é importante destacar, a Nova Solução IOB oferece uma série de outras funcionalidades para facilitar a rotina dos escritórios contábeis, como a captura e validação tributária de documentos fiscais, a auditoria e envio em escala de SPEDs e o módulo de gestão financeira, com controle de contratos, geração de boletos e emissão de notas fiscais para escritórios de contabilidade

Clique aqui para saber mais sobre o produto.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Uberlândia, MG
22°
Parcialmente nublado

Mín. 22° Máx. 35°

21° Sensação
1.59km/h Vento
46% Umidade
40% (0.14mm) Chance de chuva
06h03 Nascer do sol
06h08 Pôr do sol
Dom 35° 21°
Seg 36° 21°
Ter 36° 24°
Qua 36° 23°
Qui 37° 22°
Atualizado às 06h06
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,51 +0,00%
Euro
R$ 6,16 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,01 +0,60%
Bitcoin
R$ 368,763,90 -0,28%
Ibovespa
131,065,44 pts -1.55%
Publicidade
Publicidade