17°C 29°C
Uberlândia, MG
Publicidade

Nanoempreendedores: Uma Nova Fronteira para Pequenas Empresas de Contabilidade

O conceito de nanoempreendedor é relativamente novo, o que significa que muitas oportunidades ainda não foram totalmente exploradas.

05/07/2024 às 09h02
Por: Ricardo de Freitas Fonte: Ricardo de Freitas
Compartilhe:
Nanoempreendedores: Uma Nova Fronteira para Pequenas Empresas de Contabilidade
Nanoempreendedores: Uma Nova Fronteira para Pequenas Empresas de Contabilidade

Nanoempreendedores são empreendedores que possuem negócios de menor escala em comparação aos microempreendedores individuais (MEIs). Este conceito é relativamente novo e visa incluir ainda mais pessoas no ambiente formal de negócios, especialmente aqueles que operam com receitas extremamente baixas.

A medida tem potencial para alcançar revendedores de produtos de catálogo, motoristas de aplicativo e entregadores. Ela consta no relatório divulgado pelos parlamentares.

Sem a mudança, a visão é de que todas as pessoas que atuam nas plataformas ou como revendedoras precisariam se formalizar, mesmo que as vendas ou a prestação de serviços sejam esporádicas ou fonte de complementação de renda da família.

Leia Também: ISS pode ser excluído da base de cálculo do PIS/Cofins, entenda

Empresas como Avon, Natura, iFood e Uber, entre outras, exigiriam o CNPJ do vendedor ou do prestador de serviço, ou vetariam sua entrada nos negócios para não correrem o risco de serem responsabilizadas pelo recolhimento do tributo.

Com certeza será um mercado de milhares de Nanoempreendedores que devem sair da informalidade.

Limite de Faturamento

O limite de faturamento para nanoempreendedores é proposto como metade do limite para MEIs. 

Nicho de Mercado

Os nanoempreendedores geralmente operam em nichos de mercado que requerem baixo investimento inicial e podem incluir atividades como:

Artesanato e produção artesanal.

Pequenos comércios e vendas diretas.

Serviços de conserto e manutenção.

Produção e venda de alimentos caseiros.

Prestação de serviços domésticos e pessoais.

Entregadores de Produtos no ramo alimentício como Ifood

Vendedores(as) de empresas de cosméticos como Avon, Natura, entre outras

E um Infinidade de nichos que podem se enquadrar como nanoempreendedores

 

Oportunidades para Pequenas Empresas Contábeis

Existem várias oportunidades para pequenas empresas contábeis no atendimento a nanoempreendedores, com certeza este pequenos empresários vão precisar de serviços de um contador!

  1. Formalização: Ajudar esses empreendedores a formalizar seus negócios, oferecendo orientação sobre a criação de CNPJ, abertura de contas bancárias, entre outros.

  2. Consultoria Fiscal: Orientar sobre obrigações fiscais, como emissão de notas fiscais e pagamento de tributos.

  3. Contabilidade Simplificada: Fornecer serviços de contabilidade simplificada, adequados às necessidades e capacidades financeiras dos nanoempreendedores.

  4. Educação Financeira: Oferecer cursos e workshops sobre gestão financeira, planejamento de negócios e outros temas relevantes.

  5. Plataformas Digitais: Desenvolvimento e gerenciamento de plataformas digitais que facilitem a contabilidade e gestão financeira para nanoempreendedores.

Conclusão

Os nanoempreendedores representam um segmento emergente que oferece muitas oportunidades para pequenas empresas contábeis. Ao fornecer serviços acessíveis e personalizados, as empresas contábeis podem ajudar esses micro-negócios a crescerem de forma sustentável e eficiente.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Marketing com Ricardo de Freitas
Sobre o blog/coluna
No mundo digital de hoje, a personalização é mais do que um luxo; tornou-se uma expectativa fundamental dos consumidores. À medida que navegamos pela era da informação, somos bombardeados por uma avalanche de conteúdos. Diante desse cenário, a capacidade de uma marca de se destacar no meio da multidão depende cada vez mais de sua habilidade em oferecer experiências personalizadas e significativas aos seus clientes. Este artigo explora a importância da personalização no marketing digital
Ver notícias
Uberlândia, MG
18°
Tempo limpo

Mín. 17° Máx. 29°

17° Sensação
4.12km/h Vento
59% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h46 Nascer do sol
05h49 Pôr do sol
Ter 30° 16°
Qua 30° 15°
Qui 31° 17°
Sex 32° 19°
Sáb 29° 17°
Atualizado às 07h05
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,46 +0,00%
Euro
R$ 5,92 0,00%
Peso Argentino
R$ 0,01 -0,60%
Bitcoin
R$ 331,503,24 +1,50%
Ibovespa
126,267,05 pts 0.08%
Publicidade
Publicidade