Fique Sabendo Renovação da CNH
CNH muda processo na renovação para idosos de 50, 60 e 70 anos
A renovação da carteira de motorista é fundamental para continuar dirigindo no país, então é preciso se atentar as mudanças
05/09/2024 09h07
Por: Ricardo Junor

Se você é um motorista com CNH ativa e já passou dos 50 anos, é preciso se atentar as mudanças com relação à renovação da sua Carteira de Motorista. Isso porque, o processo de renovação do documento é fundamental para continuar dirigindo legalmente no país.

Isso porque, a idade do motorista agora influencia diretamente na validade da carteira de motorista, pois é. Se você fizer 50 anos em 2024 e tiver que renovar seu documento após seu aniversário, seu documento terá outro prazo de validade.

Continua após a publicidade

Acontece que, o novo prazo do documento de habilitação é de 10 anos para motoristas com menos de 50 anos. Já motoristas com 50 anos ou mais, passam a ter um documento com tempo de validade que vai se reduzindo gradualmente.

Nova regra de renovação da CNH por idade

O que acontece se a CNH passar de sua validade

A validade da carteira de motorista vai depender necessariamente da idade do condutor, onde, renová-la é fundamental para evitar problemas e multas. No caso, veja o que acontece com a CNH vencida.

Até 30 dias após o vencimento não há penalidades e o motorista pode dirigir normalmente. Então, sim, é possível dirigir com a CNH vencida, mas somente nos primeiros 30 dias, que é o tempo que você tem para renovar o documento sem qualquer transtorno.

Continua após a publicidade

Caso você passe dos 30 dias do vencimento, você será penalizado com uma infração gravíssima que além de acrescentar 7 pontos na sua carteira, ainda gera uma multa salgada no valor de R$ 293,47. E, caso seja pego dirigindo, seu veículo pode ser apreendido.

Então não se esqueça de ficar bem atento com a validade da sua CNH para conseguir renovar dentro do prazo e evitar possíveis penalidades, estando conforme a legislação de trânsito.

Impacto da validade da CNH para idosos

Apesar de muitos idosos não gostarem de ter um CNH com vencimento menor do que motoristas mais jovens, essa medida acaba tendo um impacto bastante positivo para a segurança no trânsito.

Continua após a publicidade

Isso porque, com exames mais rigorosos, o risco de acidentes tende a diminuir, garantindo mais segurança não somente para outros motoristas como para os idosos, ajudando a identificar motoristas que podem apresentar algum risco de dirigir.

Por mais que idosos possam dirigir bem, ainda existem aqueles que acabam desenvolvendo problemas de visão, perda de reflexos, perda de audição, ou mesmo tendo as funções cognitivas reduzidas, o que precisa ser monitorado mais de perto para garantir a segurança nas vias do país.