Fique Sabendo ENERGIA ELÉTRICA
Conta de luz mais cara. Veja 9 dicas para economizar na energia
Dicas de como você pode economizar energia e ver sua conta baixar de valor
11/09/2024 08h53 Atualizada há 1 semana
Por: Ana Luzia Rodrigues
Conta de luz / Imagem freepik

Com um inverno bastante seco, o Brasil enfrenta um desafio no setor energético, levando a um aumento nas tarifas de eletricidade. 

Para lidar com essa situação, o governo brasileiro adotou a bandeira tarifária "vermelha patamar 1", que adiciona um custo extra de R$ 4,46 por 100 kWh consumidos.

Continua após a publicidade

Com esse cenário, é necessário pensar estratégias que possam ajudar os consumidores a reduzir o impacto dessa alta na conta de luz. 

 A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) resolveu adotar o sistema de bandeiras na conta de luz, para o consumidor saber se está pagando o valor normal ou um valor a mais pela energia elétrica. As bandeiras tarifárias refletem os custos variáveis da geração de energia elétrica. Neste mês, a bandeira adotada será a vermelha.

Nesta leitura vamos dar dicas para economizar energia elétrica. Acompanhe:

Continua após a publicidade

Leia também: Dívidas podem impactar saúde física e mental

9 Dicas de como economizar energia elétrica

Como posso economizar na conta de luz? Não se trata de mágica, mas sim, de atitudes simples que você e toda a família podem adotar dentro de casa. Acompanhe a seguir:

Retirar os aparelhos das tomadas

Não estar utilizando um aparelho, mas este continuar conectado à tomada significa que está consumindo energia. Sabia disso? Alguns até mantêm uma luz vermelha acesa. Sinal de consumo e conta mais cara. A dica aqui é retirar todos da tomada imediatamente! Videogames, TVs, computadores, carregadores de celular, etc. Essa atitude fará a conta reduzir de valor.

Continua após a publicidade

Recarga de aparelhos 

Carregar o aparelho de celular a todo momento também influencia no valor da conta.  Isso também serve para notebooks, vídeo games ou outros aparelhos que necessitem recarga.  Só faça isso quando a bateria estiver quase terminando.  Além de diminuir a conta de luz, sua bateria vai durar mais. 

Optar por lâmpadas mais econômicas

Substituir as lâmpadas “amarelas” por outras de LED é uma das soluções mais eficientes para economia de luz. As lâmpadas LED podem consumir até 70% menos energia do que as tradicionais. Outra vantagem é que não são caras e podem ser encontradas facilmente. Faça a troca em toda a sua casa e verá a diferença.

 Menos tempo no banho e regule o chuveiro

O chuveiro elétrico é um dos maiores vilões para o aumento da energia. Só ele pode consumir até 30% de toda a energia durante um mês. Por isso, evite banhos longos e regule a temperatura. Nos dias mais quentes coloque para o modo verão, onde a água fica mais morna trazendo economia. Se você suportar, desligue o chuveiro e tome um banho gelado no verão. 

Geladeira no local certo

A posição da geladeira na sua cozinha influencia no consumo, você sabia? Ela deve ficar em um lugar ventilado, onde não bata sol e longe do fogão ou forno elétrico. Dessa forma gasta menos energia.

Verifique também se a borracha de vedação está bem posicionada e só a descongele no período que o fabricante indicou. Não coloque alimentos ainda quentes dentro dela e não forre as prateleiras com plástico. Isso é prejudicial na ventilação interna e demanda mais energia para resfriar os alimentos.  

Utilizar o ferro e a máquina de lavar com moderação

Evite ligar a máquina de lavar roupas e o ferro de passar todos os dias. O ideal é juntar a roupa da semana e separá-la em duas lavagens. Ao usar o ferro, coloque-o na temperatura certa para cada tipo de tecido e desligue-o  sempre que parar o serviço. Essas atitudes são ótimos exemplos de como economizar na conta de luz.

Utilizar luz natural

Janelas de vidro, uma parte do telhado de vidro e paredes brancas são boas opções de como diminuir a conta de luz. A dica vale também para cortinas, móveis e tapetes. Quanto mais claros, mais economia. 

Instalação elétrica em dia

Muitas vezes, a causa dos gastos exagerados  de energia pode estar nos fios e cabos elétricos. Quando eles estão desencapados ou com problemas no isolamento, a eletricidade é usada para aquecer a própria fiação. Além do prejuízo com a conta de luz mais alta, essa situação pode levar a um incêndio.

Se for viajar, desligue a chave geral

Se você for viajar por um período mais longo, o ideal é desligar as chaves de energia, especialmente aquelas que tendem a gastar mais. Esse gesto simples fará economizar na conta no final do mês.

Coloque já em prática essas dicas e ao longo dos meses sentirá diferença na sua conta. Economize, pois assim sobrará mais dinheiro para você viajar com a família, comprar algo que vem planejando há tempos ou até mesmo para ter uma reserva em caso de emergência.