MEI Empréstimo MEI
Empréstimos para quem é MEI: veja 4 opções disponíveis
Essa modalidade dispõe de condições mais simplificadas na obtenção de crédito. Entenda
19/09/2024 16h11
Por: Ana Luzia Rodrigues
Empréstimos para MEI / Imagem freepik

MEI é a sigla para Microempreendedor Individual. Dentre os diversos benefícios de quem é MEI está a possibilidade de contratar um empréstimo com condições mais simplificadas.

Geralmente, esse grupo de trabalhadores encontram mais facilidade para obter crédito no mercado financeiro, principalmente por conta dos incentivos do governo.

Continua após a publicidade

A seguir, entenda melhor como funciona, como solicitar e confira também os principais programas do governo que garantem crédito para o microempreendedor individual.

O que é e como funciona o empréstimo para MEI?

Os empréstimos para MEI são linhas de crédito especiais oferecidas pelo governo para ajudar pequenos empresários. Com taxas de juros reduzidas e prazos de pagamento flexíveis, esses empréstimos são uma excelente opção para quem precisa de um impulso financeiro.

Para ter acesso ao crédito, o MEI deve estar em dia com suas obrigações fiscais e ter um histórico de negócios sólido. Assim, poderá participar das inúmeras iniciativas que facilitam o acesso a empréstimos e financiamentos.

Continua após a publicidade

Dentre as vantagens estão:

Tipos de empréstimo do governo para quem é MEI

O Governo Federal tem um importante papel na concessão de crédito para o microempreendedor individual. Isso porque ele possui parcerias com diversas instituições financeiras que facilitam o acesso aos empréstimos.

A seguir, conheça os principais programas do governo que o MEI pode participar e conseguir recursos para investir no seu negócio.

1 – CRED+

Com o CRED+ o MEI pode ter facilidade em acessar diversos produtos financeiros. Assim, pode conseguir crédito para as mais variadas finalidades.

Confira as opções:

2 – Pronampe

O Pronampe é um programa do Governo Federal em parceria com os bancos e instituições financeiras. Por meio dele, o MEI pode conseguir empréstimo de até 30% do seu faturamento anual. Mas é importante lembrar que o limite é de R$ 150 mil por cada CNPJ.

Além do MEI, as pequenas e médias empresas também podem participar dessa linha de crédito. Assim, podem aproveitar todos os seus benefícios, como 72 meses para pagar, carência de 24 meses e juros reduzidos.

3 – Crédito Caixa Tem

O Crédito Caixa Tem é uma opção de empréstimo para MEI oferecida pela Caixa Econômica Federal. Através do programa, os MEI’s podem conseguir crédito de até R$ 3 mil.

O melhor é que esta opção conta com condições competitivas:

4 – BNDES Microcrédito

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) também disponibiliza uma linha de crédito especial para quem é MEI e outras modalidades de pequenos negócios.

Esta opção oferece as seguintes vantagens:

Ademais, o banco conta com um processo transparente e direto para a oferta de empréstimo para MEI. Isso porque a intermediação ocorre por meio de agentes operadores, garantindo mais segurança para o empreendedor.

Passo para solicitar o empréstimo para MEI

Antes de solicitar o empréstimo para MEI é importante olhar para o seu empreendimento e entender quais são as suas reais necessidades. Dessa forma, é possível fazer uma escolha assertiva e alcançar os seus objetivos.

Assim, confira o passo a passo completo para solicitar o crédito para microempreendedor individual:

  1. Em primeiro lugar, avalie as opções. Assim, faça a comparação entre os diferentes programas, a fim de escolher o que melhor atende às suas necessidades;

  2. Depois, prepare a documentação necessária. Os documentos podem variar a depender da instituição e modalidade de empréstimo, mas geralmente incluem comprovantes de renda e declarações fiscais;

  3. Procure instituições credenciadas para a intermediação e faça a simulação do empréstimo;

  4. Aguarde a análise de crédito, que avaliará a sua aprovação e os detalhes sobre valores liberados;

  5. Por fim, confirme as informações e assine o contrato caso esteja de acordo com as cláusulas. Depois, é só aguardar a liberação do dinheiro na sua conta bancária.