Aposentadoria por Invalidez - Imagem por @pressfoto / freepik / editado por Jornal Contábil
A aposentadoria por invalidez, também conhecida como aposentadoria por incapacidade permanente, é um benefício garantido pelo INSS aos segurados que são acometidos por alguma enfermidade grave ou foram vítimas de algum acidente de trabalho, que tenha causado a incapacidade de continuar exercendo suas atividades de trabalho.
O Ministério da Saúde e do Trabalho e a Previdência Social classificaram diversas enfermidades que possibilitam o acesso a esse tipo de aposentadoria.
Entenda mais sobre o assunto no decorrer do artigo.
Antes de explicarmos quais são os critérios que o segurado deve cumprir para ter acesso à aposentadoria por invalidez, temos que ressaltar que em alguns casos, esse trabalhador precisará passar por um período de incapacidade temporária (auxílio-doença). Quando o período do auxílio-doença termina e o segurado continua incapacitado para exercer suas atividades de trabalho, o benefício pode ser convertido em aposentadoria por invalidez.
Importante: Para converter o auxílio-doença em aposentadoria por invalidez é necessário que o segurado se submeta a uma perícia médica do INSS.
Critérios para a aposentadoria por invalidez
O trabalhador que estiver incapacitado de exercer suas atividades laborais de forma permanente, tem o direito de solicitar o benefício, mas para isso precisa comprovar essa condição. Confira a seguir quais são os critérios estabelecidos:
Existem algumas situações especiais, onde não é necessário comprovar o tempo mínimo de 12 meses de carência. Confira a seguir a lista das situações onde essa comprovação é dispensada:
Hérnia de disco – é uma lesão que ocorre normalmente na região lombar. Essa doença é a que mais causa dores nas costas e alterações de sensibilidade para coxa, perna e pé.
Osteofitose – é uma enfermidade que atinge a coluna vertebral, correspondendo a uma das manifestações da artrose. Essa patologia provoca fortes dores nas costas; perda da força muscular, dos reflexos e da sensibilidade; limitação dos movimentos; sensação de formigamento, entre outros.
Discopatia Degenerativa – é uma alteração que acontece em decorrência da desidratação do disco, fissuras ou rupturas do disco. A razão dessa alteração pode ser sedentarismo, traumas, prática intensa de exercícios, trabalho com esforço físico, além do próprio envelhecimento. O principal sintoma é a dor nas costas, que pode piorar ao fazer esforços.
Protusão Discal – é um desgaste do disco intervertebral sem a ruptura do anel fibroso. Os principais sintomas são dor local, formigamento; limitação de movimento; diminuição da sensibilidade em membros próximos a área afetada. Em algumas situações a dor irradia para outros membros como pernas e braços.
Cervicalgia – é caracterizada pela dor ou rigidez do pescoço. Essa doença normalmente é causada pelo enfraquecimento dos músculos ao longo do tempo decorrentes de postura errada.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…