A prática da auditoria independente, também conhecida como auditoria das demonstrações contábeis ou auditoria externa, é essencial para os interessados nos desempenhos das empresas, sejam eles investidores, credores em geral, clientes, empregados, para poderem decidir com segurança sobre o que desejam fazer.
Para assumir essa responsabilidade, vale entender que a auditoria independente é uma especialidade da atividade contábil superior e, logicamente, por força da legislação de regência profissional (Decreto Lei nº 9.295/1946 e normatização complementar emitida pelo CFC – Conselho Federal de Contabilidade), só pode ser exercida pelo Contador.
O trabalho realizado pelo Auditor Independente consiste no final das análises, com a emissão de um relatório contendo a opinião sobre o conjunto das demonstrações contábeis da empresa que o contratou para se manifestar se elas observaram integralmente, parcialmente ou não observaram as normas e os princípios contábeis brasileiros e internacionais. Também, se a administração da empresa na condução dos negócios cumpriu a legislação que está submetida, seja ela empresarial, tributária ou do segmento que atua (subordinada à normatização e fiscalização de uma agência reguladora, por exemplo: operadoras de saúde devem seguir o determinado pela Agência Nacional da Saúde Suplementar – ANS).
No caso do Auditor Independente, por possuir fé pública, ele assume responsabilidades de natureza civil e penal. A opinião, dependendo do tipo de sociedade que audita, será publicada em jornal de grande circulação e em outras mídias junto com as demonstrações contábeis examinadas (Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado, Demonstração do Resultado Abrangente, Demonstração do Fluxo de Caixa e as Notas Explicativas) e o relatório da Administração.
Por ter fé pública, as pessoas decidem em comprar ou vender as participações societárias, bem como instituições financeiras analisam a capacidade de crédito, de acordo com os riscos envolvidos, para conceder ou não conceder financiamentos.
Essa é uma pequena fotografia da importância da auditoria Independente que ao longo dos tempos têm comprovado a relevância para o mundo dos negócios.
*Antônio Miguel é professor de Auditoria do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio
*O conteúdo dos artigos assinados não representa necessariamente a opinião do Mackenzie.
Sobre a Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio
A Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio é uma instituição de ensino confessional presbiteriana, filantrópica, que se dedica às ciências sociais. A instituição é comprometida com a formação de profissionais competentes e com a produção, disseminação e aplicação do conhecimento, inserida na sociedade para atender suas necessidades e anseios, e de acordo com princípios cristãos.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estavam preocupados por conta do…
O Carnaval acontece entre sábado (01/03) e quarta-feira (05/03), com isso, uma grande dúvida é…
A CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), em seu artigo 473, define as hipóteses em…
Março está se aproximando, com ele está chegando também a época do Imposto de Renda…
O período de entrega da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI), referente ao faturamento de…
O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou que os 12,1 milhões de trabalhadores…