Categories: ChamadasFique Sabendo

A Inteligência Artificial não veio para substituir o contador mas sim ajudá-lo

Não é de agora que lemos, ouvimos e discutimos acerca do Futuro do mercado Contábil. É intrigante pensar que discute-se o fato de que a tecnologia poderia vir para substituir e não para agregar à classe contábil.

Em uma pesquisa realizada pela Mckinsey em 2015, apresentou-se as profissões que viriam a ser extintas e quais seriam as que deveriam sofrer modificações em razão da adição da tecnologia e da Inteligência Artificial(IA). Uma das que seriam extintas é da Contabilista – o grande gerador de guias e gestor de obrigações -, por outro lado, o profissional que utiliza os dados contábeis como tomador de decisão e na gestão das empresas ganhará espaço e notoriedade no mercado no futuro datado até 2025.

Se, em parte, as novas tecnologias conseguiram superar a resistência do setor com o novo, agora a categoria vislumbra formas de usá-las a seu favor. Portanto, IA, blockchains, automatização perdem o caráter de vilões e se enquadram ao time como aliados e busca-se entender como elas se inserem no cotidiano e agregará valor ao trabalho do contador.

Apesar da inteligência artificial ainda dar os primeiros passos, isso não significa que sua implementação de forma mais abrangente e incisiva será um processo demorado.

Em decorrência deste novo cenário, Jochem – vice-presidente do CRCPR – acredita que esses serviços perderão significativamente seu valor no mercado, já que serão realizados em grande escala e “em velocidade nunca vistas antes”.

E algumas empresas têm tratado o  futuro como presente, como é o caso da startup Nucont que evidenciou o que contadores poderão fazer com a Inteligência Artificial ao lado deles. No dia 15 de outubro – segunda-feira – foi lançada a NANDA, a assistente para contadores, segundo o que foi apresentado, essa nova ferramenta lê, interpreta e fornece insights aos contadores acerca das empresas que eles possuem importadas ao sistema.

Os insights podem ser mais ou menos complexos, a depender da quantidade de informação que estiver disponível para leitura. Um dos cenários que saem da esfera da perspectiva futura e faz parte do presente é a integração de dados. A startup mineira tem buscado se integrar com outras plataformas digitais e em nuvem para integração de dados financeiros, tendo, até o momento, se unido ao Nibo, Conta Azul e Omie.

Com os dados advindos desses sistemas é possível ter dados financeiros e contábeis das empresas e a NANDA gera insights para os dois casos. O que fica de direcionamento acerca do Futuro da Contabilidade não é mais sobre a extinção ou não do profissional contábil. Mas sim, do quão pronto você está para se adaptar à essa nova realidade?

Clique aqui para saber mais sobre a NANDA e o NUCONT Dashboard
Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Prazo de envio do Imposto de Renda 2025 foi confirmado!

Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…

10 horas ago

Informe de rendimentos para beneficiários do INSS está disponível!

Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…

13 horas ago

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

20 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

20 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

20 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

20 horas ago