A partir de hoje, 24 de agosto, solicitar empréstimo em qualquer banco público vai ficar ainda mais difícil. Isso acontece devido a MP 958/2020 ter perdido a sua validade. Para quem não sabe essa Medida Provisória facilitava a concessão de crédito durante o período de pandemia do novo coronavírus. A medida havia sido passada pela Câmara no dia 18 de agosto, entretanto não foi votada pelo Senado Federal.
Acesso a crédito em banco publico fica mais difícil
De acordo com texto da Medida Provisoria, para facilitar o acesso ao crédito diversos documentos fiscais não seriam mais obrigatórios no ato da negociação ou renegociação de um empréstimo. A MP valia ainda para empréstimos originários de pessoas físicas ou empresas aos bancos públicos.

A Medida Provisória desobrigava as empresas a apresentação de documentos com por exemplo:
- certidões negativas de impostos federais e da dívida ativa da União;
- certificado de quitação eleitoral;
- comprovantes de pagamento do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Durante o período de vigência da medida, as instituições bancárias não estavam realizando consulta prévia ao CADIN (Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal).
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp