INSS

A pensão por morte pode ser concedida para o filho que atingir 21 anos?

Muitos jovens no período entre os 21 e 24 anos estão se dedicando aos estudos universitários, sendo muito comum que estes não possuam outra fonte de renda, justamente por estarem indo atrás do seu diploma. Por conta disso, surge o questionamento a respeito de uma possível prorrogação da pensão por morte após os 21 anos. 

Conforme o atual entendimento jurídico, o filho tem direito a pensão por morte até ele completar 21 anos, ou seja, ao atingir a referida idade o benefício não será mais pago. Contudo, há apenas uma exceção, destinada a dependentes considerados inválidos.

Neste sentido, o dependente que possuir alguma deficiência de natureza mental, intelectual, ou de grau grave, de modo que o torna incapaz de viver em plena igualdade com os demais na sociedade, pode receber a pensão por morte após ter alcançado até os 21 anos. 

Vale destacar que esta é a única exceção, ou seja, mesmo que o jovem esteja cursando o ensino superior, a pensão por morte cessará quando ele completar 21 anos. Isto porque, até então, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), não é obrigado a conceder o benefício, pelo menos é esse o entendimento da justiça.

Conforme a Turma Nacional de Uniformização (TNU) “A pensão por morte, devida ao filho até os 21 anos de idade, não se prorroga pela pendência do curso universitário.” Ademais, agora segundo o STJ (Supremo Tribunal de Justiça), a pensão não poderá se estender até os 24 anos, pois, “não há amparo legal para tanto”

Desta forma, apesar de ser um questionamento plausível, a pensão por morte é negada ao jovem que solicita o benefício após ter atingido 21 anos, sob a justificativa de estar cursando a universidade. Assim sendo, é de suma importância se planejar financeiramente, já sabendo que não poderá contar com o benefício em questão.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Lucas Machado

Estudante de psicologia, sempre foi apaixonado pela escrita e encontrou no Jornal Contábil a oportunidade de escrever sobre temas que sempre teve interesse.

Recent Posts

Contador, veja 5 dicas para aumentar seu foco no trabalho

Muitas vezes os problemas pessoais podem atrapalhar a sua concentração e afetar o seu rendimento…

3 horas ago

Encerrou seu MEI nos primeiros meses de 2025? Veja as suas obrigações!

Se você encerrou seu Microempreendedor Individual (MEI) neste começo de 2025 e está com dúvidas…

6 horas ago

Alerta! 7 erros que precisam ser evitados na contabilidade da empresa

Os processos contábeis movimentam inúmeras informações e demandam muitas operações burocráticas dentro das organizações. Qualquer…

8 horas ago

3 categorias de documentos necessários para declarar IR 2025

No mês de março, a Receita Federal deverá comunicar todos os detalhes para a declaração…

9 horas ago

Calendário de Pagamento INSS Março/Abril 2025: Todas as Datas e Informações

A partir de 25 de março de 2025, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)…

10 horas ago

Reforma Tributária: Lei Complementar traz nova regra, gerando maior complexidade ao novo modelo

A Reforma Tributária, com a promulgação da Lei Complementar nº 214/2025, introduziu mudanças significativas no…

11 horas ago