Designed by LightField Studios / shutterstock
Boa parte dos cidadãos brasileiros não sabem que isso é possível, mas há situações específicas em que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deve se dirigir ao contribuinte, seja para realizar a perícia médica ou prova de vida na casa do contribuinte.
Entretanto, as agências do INSS estão retomando as atividades presenciais gradativamente, por isso, tem priorizado alguns atendimentos, como a avaliação social, cumprimento de exigências, justificação administrativa ou judicial e reabilitação profissional.
No caso específico da perícia médica, ela será realizada apenas mediante agendamento, o qual pode ser feito pelo site ou aplicativo do Meu INSS, e pela Central de Atendimento pelo telefone 135.
Vale ressaltar que o procedimento deve, obrigatoriamente, ser feito por um profissional do INSS, como um médico assistente, do trabalho ou médico perito.
Esta medida é obrigatória e serve como uma segurança para o órgão nos casos de solicitação de benefício ou auxílio, permitindo a verificação da capacidade do trabalhador em continuar ou não exercendo as atividades, ou se ele realmente deve permanecer afastado temporária ou definitivamente.
É importante saber que existem alguns modelos de perícia, além da convencional, que é feita na agência do INSS por um especialista, há casos em que o procedimento precisa acontecer fora da unidade, a depender da condição de saúde do requerente.
É o caso da perícia domiciliar, que viemos falar, a qual é solicitada quando há alguma restrição de locomoção do beneficiário.
Lembrando que esta alternativa é obrigatória quando o cidadão se encontra com dificuldades de locomoção, ou aqueles que estejam internados.
Caso o beneficiário ou algum familiar se enquadre em alguma das situações mencionadas, a solicitação poderá ser feita pelo próprio segurado que deverá passar pelo procedimento, ou por terceiro munido de uma procuração
Estas são as circunstâncias que obrigam o INSS a realizar a perícia médica a domicílio.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Se você encerrou seu Microempreendedor Individual (MEI) neste começo de 2025 e está com dúvidas…
Os processos contábeis movimentam inúmeras informações e demandam muitas operações burocráticas dentro das organizações. Qualquer…
No mês de março, a Receita Federal deverá comunicar todos os detalhes para a declaração…
A partir de 25 de março de 2025, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)…
A Reforma Tributária, com a promulgação da Lei Complementar nº 214/2025, introduziu mudanças significativas no…
O período de envio das declarações de imposto de renda 2025 ainda nem começou. Mas…