Imagem por @rafapress / @ibrandify / freepik / editado por Jornal Contábil
O Auxílio Brasil é um programa de transferência de renda que engloba várias políticas públicas de assistência social, saúde, educação e emprego. O benefício é o sucessor do Bolsa Família e a finalidade é atender as famílias que estão em situação de fragilidade social.
Os pagamentos do Auxílio Brasil começaram a acontecer recentemente e como isso alguns cidadãos querem saber: Quem está na fila de espera do Bolsa Família assegura o recebimento do auxílio?
Acompanhe o artigo para ficar por dentro desse tema.
A única maneira de ter acesso ao programa Auxílio Brasil é através da inscrição no CadÚnico.
As famílias que não tem certeza se estão inscritas no CadÚnico podem verificar essa situação das seguintes maneiras:
Importante: O cidadão optar fazer essa pesquisa pelo site ou pelo aplicativo deverá informar seus dados, como: nome completo, data de nascimento, nome da mãe, estado e município onde mora. Será emitida uma certidão, se ele estiver inscrito.
O que acontece quando as informações não são atualizadas?
Quando os dados não são atualizados, o benefício pode ser bloqueado e o cidadão poderá ser excluído do Cadúnico. Anualmente o governo convida as famílias com informações desatualizadas e corrige as possíveis irregularidades.
As pessoas que querem receber o benefício precisam cumprir alguns critérios, são eles:
O benefício começou a ser pago na última quarta-feira (17) e tem o valor médio de R$217,18.
Todas as famílias que estão cadastradas no Bolsa Família e receberam o provento no mês de outubro, asseguram o direito de receber o Auxílio Brasil. Esse grupo de pessoas foi incluído no programa automaticamente e o pagamento deve acontecer até o dia 30 de novembro.
De acordo com o Ministério da Cidadania, novas famílias serão inseridas no Auxílio Brasil a partir do próximo mês, entre elas estão os cidadãos que esperam na fila do Bolsa Família.
A previsão é que até o mês de dezembro as famílias que estão na fila de espera do programa sejam atendidas.
As famílias que já recebiam o Bolsa Família ou estão na fila de espera do programa, não precisam fazer a inscrição no Auxílio Brasil.
Importante: É preciso verificar se todas as informações cadastrais estão atualizadas, para evitar dores de cabeça futuras.
Vale ressaltar, que nem todos os inscritos no CadÚnico receberão o Auxílio Brasil, mas o cadastro garante que a família esteja incluída na lista de espera do benefício, podendo participar de seleções mensais organizadas pelo Governo Federal, através do Ministério da Economia.
Acompanhe a seguir algumas vantagens que os beneficiários do Auxílio Brasil podem assegurar:
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Realmente o Imposto de Renda (IR) se tornou algo mais simples nos últimos anos, principalmente…
Para existir a possibilidade do Microempreendedor Individual (MEI) conseguir receber o seguro-desemprego, ele precisa trabalhar…
O Carnaval está começando, sendo uma data comemorada em todo o Brasil, em alguns estados…
O Brasil consolidou-se como um dos países com o maior número de usuários de cartão…
Existem muitos pontos do Imposto de Renda (IR) que a maioria dos contribuintes precisa aprender,…
O ano de 2025 está em seu início e as obrigações tributárias de todo bom…