A visão monocular é uma deficiência sensorial? Quem se encontra nessas condições pode requerer alguma aposentadoria? No conteúdo de hoje vamos esclarecer um pouco mais sobre este assunto. Acompanhe
O que é visão monocular?
Esta doença trata-se da perda visual que afeta um dos olhos, levando a piora da noção de profundidade e da acuidade visual binocular, assim como a diminuição do campo visual periférico do indivíduo.
A visão monocular é considerada uma deficiência?
Esta visão foi considerada deficiência sensorial, no dia 23 de Março de 2021, através da Lei n° 14.126/2021.
Esta é considerada de extrema importância este reconhecimento, pois, com este os segurados poderão fazer jus aos seus direitos, dando direito a se aposentar pela Aposentadoria por deficiência.
Quais são as regras da aposentadoria da pessoa com deficiência?
A aposentadoria por deficiência, essa modalidade apresenta dois tipos de regra:
- Por idade;
- Tempo de contribuição.
Quais são os requisitos da aposentadoria por idade?
- Homem: 60 anos de idade;
- Mulheres: 55 anos de idade
Ambos deverão ter 15 anos de contribuição, além disso é necessário ser portador de deficiência.
Requisitos para aposentadoria por tempo de contribuição
Para esta modalidade, é considerado o nível da deficiência. Veja!

Deficiência grave
- Homens: 25 anos de Contribuição;
- Mulheres: 25 anos de contribuição.
Deficiência média
- Mulheres: 24 anos de contribuição;
- Homens: 29 anos de contribuição.
Deficiência leve
- Mulheres: 28 anos de contribuição;
- Homens: 33 anos de contribuição.
Qual é o valor do benefício?
Esta categoria tem um valor de benefício melhor, se comparado com as outras regras de aposentadoria. Veja!
- Aposentadoria por idade: 70% do salário de benefício + 1% para cada ano trabalhado;
- Aposentadoria por Tempo de Contribuição: 100% do salário de benefício.
Cálculo do benefício
Este deve ser aplicado na fórmula válida antes da Reforma da Previdência, sendo a média aritmética dos 80% maiores salários de contribuição a partir de julho de 1994.
Para fazer este cálculo o segurado deve somar os salários de contribuição e dividir o valor pela sua quantidade, lembrando que os salários de contribuição devem estar devidamente atualizados pelo INPC.
Lei Complementar n° 142/2013
É muito importante mencionar que a reforma da previdência, que ocorreu no dia 12 de novembro de 2019, não altera esta Lei complementar que determina as regras de aposentadoria da Pessoa com Deficiência, logo o INSS não tem o direito de aplicar a nova regra para o cálculo do salário de benefício.
Ressaltando que com a nova reforma a nova regra, o salário de benefício será de 100% dos salários de contribuição, portanto o segurado portador de deficiência física deve estar atento ao seu direito de usar a regra antiga.
Como obter este benefício?
Como já mencionado acima, com a Lei n° 14.126/2021 os segurados portadores de visão monocular são considerados portadores de deficiência e têm direito à aposentadoria com as regras mais benéficas.
Para requerer este benefício é necessário que o segurado tenha atenção, atenção às documentações, aconselhamos contratar um advogado para ter mais segurança quando for requerer a aposentadoria.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Por Laís Oliveira
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp