CLT

Abono do PIS ano-base 2021 será pago ainda este ano?

Milhares de trabalhadores que atuaram de carteira assinada no último ano, ainda aguardam a nova rodada do abono salarial PIS/Pasep. Isto porque, tradicionalmente, o benefício é pago no ano seguinte ao ano-base. 

Isto é, quem trabalhou em 2018, por exemplo, recebeu o repasse do benefício em 2019. Acontece que, em 2020, o abono não foi pago aos trabalhadores, visto que o governo redirecionou os recursos para programa BEm, criado para evitar demissões em massa, durante o período mais intenso da pandemia da Covid-19. 

Como resultado, o abono salarial referente aos meses trabalhados em 2020, foi liberado apenas este ano, no decorrer dos meses de fevereiro e março. Diante disso, houve um atraso quanto ao calendário do benefício, ainda sim, muitos levantam expectativas de uma rodada dupla em 2022. 

Quem trabalhou em 2021, receberá em 2022?

Em decorrência dos atrasos no calendário e da falta de espaço no orçamento da união para custear mais uma rodada do abono, trabalhadores que atuaram de carteira assinada em 2021, só devem receber os pagamentos a partir de o início de 2023. Este cenário é o mais provável, apesar de não haver nenhum anúncio oficial por parte do governo. 

Ademais, a estimativa é que o calendário de liberação do PIS permaneça em atraso nos próximos anos, ou seja, assim como o abono que, deveria ser pago este ano, será liberado apenas em 2023, quem trabalhou em 2022, somente deve ser contemplado em 2024. 

Regras do abono salarial

Para receber o abono, é preciso estar enquadrado em algumas regras. Dito isso, veja quais são os critérios exigidos, para estar habilitado a receber o benefício em 2023: 

  • Possuir no mínimo 5 anos de inscrição no PIS/Pasep;
  • Ter atuado de carteira assinada por, ao menos, 30 dias em 2021;
  • Ter recebido remuneração média de no máximo dois salários mínimos, em 2021;
  • Por fim, o empregador deve ter repassado devidamente os dados do trabalhador à Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Dica Extra: Você conhece os seus direitos trabalhistas?

Já sentiu em algum momento que você pode estar sendo passado pra trás pelo seu chefe ou pela empresa que te induz a aceitar situações irregulares no trabalho?

Sua dúvida é a mesma de milhares de pessoas. Mas saiba que a partir de agora você terá resposta para todas as suas dúvidas trabalhistas e saberá absolutamente tudo o que acontece antes, durante e depois de uma relação trabalhista.

Se você quer garantir todos os seus direitos trabalhistas como FGTS, adicionais, horas extras, descontos e saber como se posicionar no seu emprego sem ser mais obrigado a passar por abusos e ainda entendendo tudo que pode e que não pode na sua jornada de trabalho, clique aqui e saiba como!

Lucas Machado

Estudante de psicologia, sempre foi apaixonado pela escrita e encontrou no Jornal Contábil a oportunidade de escrever sobre temas que sempre teve interesse.

Recent Posts

Contabilidade: Veja todas as obrigações da última semana de fevereiro

Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…

1 hora ago

Benefícios do INSS: pagamentos começam esta semana, veja quem recebe!

Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…

2 horas ago

Como um BPO financeiro pode transformar escritórios contábeis em máquinas de lucro

O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…

8 horas ago

Home office na Contabilidade: escritório 100% remoto e lucrativo é possível?

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…

8 horas ago

CLT: entenda o que diz a legislação sobre o trabalho nos domingos

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…

8 horas ago

O caminho certo para construir uma carteira de clientes fiéis na contabilidade

Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…

8 horas ago