Na próxima semana, o governo federal começará a pagar o abono salarial do PIS/Pasep aos trabalhadores. Apesar dos brasileiros já saberem disso, a consulta para saber quem tem direito e qual valor exato a se receber ainda aguardava a sua liberação.
Contudo, desde este último domingo (5), já é possível realizar a consulta de todas as informações através do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, ou ainda para aqueles com acesso à plataforma gov.br. Os pagamentos terão início no próximo dia 15 de fevereiro.
Neste ano, terão direito ao abono salarial todos aqueles trabalhadores que exerceram atividade formalmente em 2021 e que se encaixam nas regras tradicionais do programa.
A liberação do abono salarial do PIS/Pasep ocorre de duas formas: para trabalhadores da iniciativa privada (PIS), o benefício é pago conforme o mês de nascimento. Já os servidores públicos (Pasep), recebem com base no último dígito do Pasep.
Os valores do abono salarial deste ano vão de R$ 108,50 para quem trabalhou apenas um mês em 2021 e chegam até R$ 1.302, valor este que será destinado àqueles que trabalharam o ano todo.
Nos demais casos o benefício é pago proporcionalmente a quantidade de meses trabalhados, a conta é simples, basta dividir 1.302 por 12 e multiplicar pela quantidade de meses trabalhados ao longo de 2021.
Segundo informações do governo federal, 22,9 milhões de trabalhadores terão acesso ao PIS/Pasep neste ano. De todo esse montante, 20,4 milhões são de trabalhadores da iniciativa privada e 2,5 milhões de servidores públicos.
No caso do PIS, pago aos trabalhadores da iniciativa privada, o benefício é pago pela Caixa Econômica Federal. Já para quem tem direito ao Pasep, o benefício por sua vez é pago pelo Banco do Brasil.
Trabalhadores podem consultar todas as informações do benefício e inclusive se está aprovado para o pagamento deste ano, através:
Para garantir acesso às informações do PIS/Pasep pela Carteira de Trabalho Digital, será preciso que o trabalhador realize a atualização do aplicativo, onde, após atualização, basta acessar a opção “Benefícios” e clicar em “Abono salarial”.
Em caso de dúvidas, as informações adicionais podem ser consultadas a partir dos canais de atendimento:
Atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego pelo telefone 158, ou e-mail: trabalho.uf@economia.gov.br (substituía os dígitos uf pela sigla do seu estado).
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…
Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…