Abono Salarial - Imagem por @artalvesmon / freepik / editado por Jornal Contábil
Nos últimos meses muito tem se falado sobre o adiamento do abono salarial do PIS/Pasep para 2022. Apesar de muito se falar sobre isso, pouco se destaca sobre algumas alterações do benefício para o ano que vem.
Isso porque em 2022 novas regras do abono salarial vão começar a valer, como por exemplo a mudança nas datas de pagamentos, logo, se você quer acompanhar todas as mudanças que estão por vir, continue acompanhando!
Vamos entender as principais mudanças para o benefício no ano que vem e como deve funcionar a sistemática de pagamentos.
Normalmente o abono salarial começa a ser pago a partir de julho de um ano e termina no mês de junho do ano seguinte. Porém, agora os valores do PIS/Pasep serão pagos de janeiro a dezembro de cada exercício, aos trabalhadores identificados com base em informações prestadas pelos empregadores, no ano anterior.
Além disso, conforme estipulado pela Resolução 896, ficou definido que a partir do ano que vem o Abono Salarial será pago conforme calendário que será divulgado pelo Conselho no mês de janeiro.
Assim, o pagamento do PIS/Pasep se iniciará logo no mês seguinte a definição do calendário, ou seja, já em fevereiro os beneficiários vão começar a receber o benefício.
Os valores do Abono Salarial serão pagos de janeiro a dezembro de cada exercício, aos trabalhadores identificados com base em informações prestadas pelos empregadores, no ano anterior.
O PIS/Pasep é pago sobre o valor do salário mínimo vigente. Sendo assim, todos os trabalhadores com direito ao benefício vão receber de acordo com o piso nacional.
Vale lembrar que conforme a última projeção do mês de setembro, o salário mínimo do ano que vem já está previsto para R$ 1.192, assim, até o momento os trabalhadores poderão receber até R$ 1.192.
É importante frisar que o valor a se receber de abono salarial varia conforme a quantidade de meses trabalhados no ano-base, ou seja, quem trabalhou o ano todo recebe um salário mínimo e quem trabalhou por menos tempo recebe proporcional.
Vamos resumir o que vai mudar no PIS/Pasep sem 2022:
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Cada vez mais vemos casos de empresas que enfrenta problemas com golpes dos mais variados…
Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que vão declarar Imposto de…
O Bloco H é uma etapa que faz parte da EFD (Escrituração Fiscal Digital) do…
O MEI é um regime tributário que surgiu para facilitar a formalização como empresa das…
A partir de hoje, segunda-feira (dia 24), dez mil agências dos Correios espalhadas por todo…
Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…