Chamadas

Abono PIS/Pasep vai ser pago em 2022 com novo valor e calendário

Como grande parte dos trabalhadores sabem, o abono salarial ano-base 2020 que deveria ter sido liberado desde julho deste ano foi adiado para o ano que vem, deixando muitos trabalhadores que esperavam pelo recebimento do PIS/Pasep frustrados, principalmente em um momento de instabilidade econômica.

Porém, com a chegada do final do ano, a expectativa quanto a liberação do benefício para o ano que vem acaba aumentando, principalmente com a notícia de que o benefício deve ser liberado já nos primeiros meses de 2022.

Abono PIS/Pasep terá novo calendário

Antes do adiamento do PIS/Pasep deste ano, o calendário de pagamentos do abono se iniciava no segundo semestre de um ano e era pago até o final do primeiro semestre do ano seguinte.

Porém, o próximo calendário do Abono Salarial, relativo ao ano-base 2020, terá início em janeiro de 2022, conforme Resolução CODEFAT nº 896, de 23 de março de 2021, onde todos os beneficiários receberam também em 2022.

A definição do novo calendário assim como identificação dos trabalhadores com direito ao benefício ocorrerá entre os meses de outubro e janeiro, após o processamento e auditoria da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) enviada pelas empresas.

Novo valor será pago em 2022

Caso o abono ano-base 2020 tivesse sido liberado este ano os trabalhadores poderiam ter acesso a até R$ 1.100. Contudo, como o benefício será pago em 2022, o PIS/Pasep será pago conforme o salário mínimo do ano que vem.

Vale lembrar que liberado proporcional ao tempo de serviço do trabalhador no ano-base em questão. Assim o cálculo do benefício corresponde ao número de meses trabalhados no ano-base multiplicado por 1/12 do valor do salário mínimo vigente.

É importante deixar claro ainda que o período de serviço igual ou superior a 15 dias em um mês será contabilizado como mês integral, ou seja, caso o trabalhador tenha iniciado serviço no dia 10 de março, o mês será contado como mês inteiro trabalhado, pois o trabalhador terá exercido 21 dias de trabalho no respectivo mês.

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

IR 2025: qual a diferença entre dependente e alimentando?

A declaração do Imposto de Renda (IR) pode ser realmente estressante e um pouco complicada…

1 minuto ago

Golpes tributários: o risco das restituições indevidas no Simples Nacional

Cada vez mais vemos casos de empresas que enfrenta problemas com golpes dos mais variados…

23 minutos ago

INSS: extrato para declaração do IR 2025 já disponível

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que vão declarar Imposto de…

47 minutos ago

Bloco H: empresas devem incluir no Sped Fiscal até dia 28

O Bloco H é uma etapa que faz parte da EFD (Escrituração Fiscal Digital) do…

1 hora ago

Ser MEI vale a pena? Entenda como funciona e aproveite todos os benefícios!

O MEI é um regime tributário que surgiu para facilitar a formalização como empresa das…

2 horas ago

Feirão Limpa Nome chega a todas as agências dos Correios para renegociar dívidas

A partir de hoje, segunda-feira (dia 24), dez mil agências dos Correios espalhadas por todo…

3 horas ago