De acordo com a Caixa Econômica Federal, cerca de 107 mil trabalhadores podem sacar o abono salarial PIS/Pasep referente ao ano-base 2020, à disposição deles uma soma de R$ 81,8 milhões. Quem ainda não retirou o valor poderá sacar a grana até o dia 29 de dezembro deste ano.
Os trabalhadores que quiserem consultar informações sobre o abono salarial PIS/Pasep, poderão acessar os canais de atendimento do Ministério do Trabalho e Previdência, no telefone 158, no aplicativo Carteira de Trabalho Digital e no portal gov.br.
Nesta segunda-feira (17), o telefone 158 recebeu muitas chamadas sobrecarregando a linha. O motivo foi o lote complementar liberado pela Caixa para 1,1 milhão de trabalhadores que deixaram de sacar os abonos do PIS desde 2016 a 2020 e puderam retirar o dinheiro nesta segunda.
Durante esta segunda-feira (17), segundo a Caixa, houve uma procura maior por atendimento que provocou congestionamento dos canais em determinados momentos. A recomendação do Ministério do Trabalho e Previdência é que o usuário tente fazer a chamada entre os horários das 7h às 9h ou das 17h às 19h.
Os trabalhadores que trabalham com carteira assinada terão direito ao Programa de Integração Social (PIS) que é pago pela Caixa.
Já o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) é destinado ao servidor público, sendo o Banco do Brasil responsável pelo pagamento.
Neste ano, foi liberado pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) o calendário do abono salarial referente ao ano-base 2020 que devia ter sido pago no ano passado, mas acabou sendo transferido para 2022.
Os depósitos foram liberados em fevereiro e março. No entanto, quem não conseguiu sacar têm até 29 de dezembro deste ano para ter o benefício.
Quem tem direito ao abono salarial?
- Trabalhador cadastrado no PIS há pelo menos cinco anos;
- Com remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base;
- Quem exerceu atividade remunerada para PJ (Pessoa Jurídica), durante pelo menos 30 dias consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;
- Quem está com dados informados pelo empregador corretamente na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais/eSocial.
Pagamento é proporcional aos meses trabalhados
O pagamento do abono salarial é proporcional ao número de meses trabalhados no ano-base.
O Abono passou a ter valor proporcional ao tempo de serviço do trabalhador no ano-base em questão. O cálculo do valor do benefício corresponde ao número de meses trabalhados no ano-base multiplicado por 1/12 do valor do salário mínimo vigente na data do pagamento.
A partir do calendário 2022, relativo ao ano-base 2020, a Caixa atua somente como agente pagador do benefício encaminhado na folha de pagamento pelo Ministério do Trabalho e Previdência – MTP.
Pagamento do Abono Salarial
Consulte o calendário de pagamento do Abono Salarial e verifique a data de recebimento, pois ela varia de acordo com o mês do seu aniversário.
O pagamento do Abono Salarial pode ser realizado:
- por crédito em conta Caixa, quando o trabalhador possui conta corrente ou poupança ou Conta Digital;
- por crédito pelo Caixa Tem, em conta poupança social digital, aberta automaticamente pela Caixa;
- nos caixas eletrônicos, nas Casas Lotéricas e nos Correspondentes Caixa Aqui utilizando o Cartão Social e senha;
- em agência da Caixa, apresentando um documento oficial de identificação.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp