Chamadas

Abono salarial do PIS/Pasep 2023 já tem data pra ser pago?

O trabalhador que exerce atividade de carteira assinada possuí uma série de benefícios previstos em lei. Dentre os diversos benefícios, um dos principais e mais aguardados é o abono salarial do PIS/Pasep que funciona como uma espécie de 14º salário para os trabalhadores de baixa renda.

O abono salarial se trata de uma remuneração extra paga pelo governo aos trabalhadores que se enquadram nos requisitos do programa. O benefício, por sua vez, pode chegar ao valor de um salário mínimo, por isso é conhecido como 14º salário.

Neste ano de 2022, os pagamentos do abono salarial do PIS/Pasep foram todos liberados para os trabalhadores que tem direito ao benefício, porém, como estamos chegando em 2023, muitas pessoas já querem saber quando o benefício será pago neste ano que se aproxima.

Quem vai receber o abono salarial em 2023?

Terá direito ao abono salarial do PIS/Pasep em 2023 os trabalhadores que exerceram atividade de carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2021.

Vale lembrar que não há previsão até o momento de que trabalhadores que exerceram atividade de carteira assinada este ano terão acesso ao benefício também em 2023.

Dessa forma, até que o governo possa tomar alguma atitude quando aos pagamentos previstos, quem trabalhou em 2021 receberá em 2023, assim como quem trabalhou em 2022 deve receber o benefício em 2024.

Além disso, para ter acesso ao abono será preciso se enquadrar nos seguintes requisitos:

  • Ter registro do PIS há pelo menos 5 anos (ter tirado a carteira de trabalho há pelo menos cinco anos);
  • Ter recebido em média até dois salários mínimos por mês em 2021;
  • Ter trabalhado ao menos 30 dias em 2021.

Também é preciso que a empresa envie os dados dos trabalhadores na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), tendo em vista que é através desta declaração que o governo consegue identificar quem tem direito ao benefício.

A RAIS é o pré-requisito mais complexo para o trabalhador, no entanto, é possível consultar se seus dados foram enviados através do site da RAIS, no portal do Governo Federal. Para consultar o interessado precisa preencher apenas o CPF.

Quando vou receber o abono em 2023?

Quem define o calendário de pagamentos do abono salarial é o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), conselho responsável por gerir o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), responsável por gerir os fundos do seguro-desemprego e do abono salarial.

No entanto, ainda não há uma definição de quando o Codefat publicará o novo cronograma, porém, existe uma recomendação de que o calendário seja definido no mês de janeiro, tendo em vista que o pagamento está previsto para ocorrer entre os meses de janeiro a dezembro de 2023.

Dessa forma, a projeção é de que somente no mês de janeiro possamos conhecer a próxima data de pagamento do abono salarial. Até lá resta aos trabalhadores aguardarem as novas informações e definições por parte do Codefat.

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Informe de rendimentos para beneficiários do INSS está disponível!

Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…

3 horas ago

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

10 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

10 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

10 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

10 horas ago

Desperdício zero: Como reduzir os impostos da sua empresa de forma legal e eficiente

Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…

10 horas ago