Designed by @Flamingo Images / istockphoto
Abrir novas empresas no Brasil está cada vez mais rápido e eficiente. De acordo com o boletim do Mapa de Empresas divulgado pelo Ministério da Economia, quem deseja abrir uma nova empresa no país leva, em média, 1 dia e 2 horas (ou seja 26h). Isso representa uma queda de 8 horas em relação ao tempo que se levava no fim do ano passado.
Dessa forma, a maior agilidade na abertura de novos negócios no Brasil é resultado de políticas de gestão que foram implementadas desde 2019. A meta do governo federal é reduzir o tempo de abertura de novas empresas no país para menos de um dia, até o fim de 2022.
De acordo com o boletim divulgado também apontou que mais de 1,35 milhão de empresas foram abertas nos primeiros quatro meses deste ano. No mesmo período, quase 542 mil empresas foram fechadas em todo o país.
Nesse sentido, Tocantins foi o estado com o maior número proporcional de empresas abertas, seguido pelo Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Rio de Janeiro, Alagoas e Amapá registraram os menores índices no primeiro quadrimestre de 2022.
Basicamente, os processos podem ser feitos 100% online e os sistemas dos órgãos estão interligados. Dessa maneira há a maior rapidez na abertura de uma empresa. Será preciso seguir os passos abaixo:
A meta brasileira é melhorar mais a posição no ranking global Doing Business (Fazendo Negócios, em português), do Banco Mundial. Trata-se de um levantamento anual que avalia a facilidade de fazer negócios e abrir empresas em cada país.
Veja bem, em 2020, ano em que foi publicado o último relatório Doing Business, o Brasil ocupou a 124ª posição. Já em 2021, o estudo do Doing Business apontou que o Brasil subiu muito de qualidade do ambiente de negócios entre os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal.
Segundo o estudo, o desempenho global nos cinco parâmetros avaliados (abertura de empresas, obtenção de alvará de construção, registro de propriedades, pagamento de impostos e execução de contratos) aponta que é mais descomplicado fazer negócios em São Paulo, Minas Gerais e Roraima.
Sendo assim, uma evolução que caminho a passos largos. A desburocratização pode ter seus dias contados quando o assunto é abertura de empresas.
Dica Extra do Jornal Contábil: MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio. Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar.
Já imaginou economizar de R$50 a R$300 todos os meses com toda burocracia, risco de inadimplência e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta.
E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio.
Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Realmente o Imposto de Renda (IR) se tornou algo mais simples nos últimos anos, principalmente…
Para existir a possibilidade do Microempreendedor Individual (MEI) conseguir receber o seguro-desemprego, ele precisa trabalhar…
O Carnaval está começando, sendo uma data comemorada em todo o Brasil, em alguns estados…
O Brasil consolidou-se como um dos países com o maior número de usuários de cartão…
Existem muitos pontos do Imposto de Renda (IR) que a maioria dos contribuintes precisa aprender,…
O ano de 2025 está em seu início e as obrigações tributárias de todo bom…