Photo by @mrzivica / freepik
Os cidadãos têm mais uma opção para acessar os serviços digitais que são disponibilizados pela Receita Federal.
Agora, é possível entrar no portal e-CAC utilizando os dados de sua conta bancária, por meio da conta Gov.Br.
Com isso, os cidadãos que não possuem um certificado digital ou código de acesso, por não estarem obrigados a fazer a Declaração do Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física, também podem utilizar os serviços do e-CAC sem burocracias.
Segundo a Receita Federal, a iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso aos serviços que vêm sendo oferecidos pela internet.
O e-CAC é o portal virtual de atendimento que permite a comunicação entre o contribuinte e a Receita Federal do Brasil, tendo sido regulamentado pela Instrução Normativa nº. 1995 de 2020.
Através desse sistema, o usuário pode verificar sua situação fiscal, obter extratos das declarações anteriores do Imposto de Renda, além de agendar atendimento presencial nos postos da Receita Federal. Mas, para usufruir dos serviços disponíveis no e-CAC era necessário ter um Certificado Digital e-CPF ou e-CNPJ.
O Gov.Br é a porta de entrada para diversos serviços públicos digitais, além de fazer a identificação de cada cidadão. Sendo assim, o acesso através dessa plataforma para o Portal e-CAC foi disponibilizado em julho de 2020. Agora, com a nova atualização, os cidadãos podem escolher entre quatro formas de acesso ao portal. São elas:
Vale ressaltar que o acesso feito por meio do CPF e senha ainda permite utilizar apenas alguns serviços.
O Gov.Br é um meio de acesso do usuário aos serviços públicos digitais, sendo assim, oferece um ambiente de autenticação digital único através da criação de um usuário e senha. Para criar sua conta, clique no botão “Crie sua conta gov br” na tela do https://acesso.gov.br, depois faça o seguinte procedimento:
Para entrar nessa plataforma através da conta gov.br, é necessário acessar o portal e-CAC, que está disponível no site da Receita Federal. Depois, clique no botão “Entrar com gov.br” que está no quadro à direita. Siga os seguintes passos:
Caso esse procedimento não libere o acesso, confira se você possui os selos de confiabilidade necessários. Para fazer a consulta e adicionar selos, siga os seguintes passos:
Por: Samara Arruda
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O Brasil consolidou-se como um dos países com o maior número de usuários de cartão…
Existem muitos pontos do Imposto de Renda (IR) que a maioria dos contribuintes precisa aprender,…
O ano de 2025 está em seu início e as obrigações tributárias de todo bom…
Uma das dúvidas mais comuns sobre o Seguro de Vida diz respeito à necessidade de…
O programa "Contador Parceiro – Construindo o Sucesso", iniciativa conjunta entre o Conselho Federal de…
O Drex, versão digital do real regulamentada pelo Banco Central (Bacen), está prevista para ser implementada…