Investimentos

Acompanhe 6 dicas para PMEs e startups atraírem investimento

No momento, o cenário é positivo para o ecossistema de inovação brasileiro. Nos cinco primeiros meses de 2021, as startups do país receberam US$ 3,2 bilhões (cerca de R$ 16,25 bilhões) em investimentos.

Até maio, foram 261 aportes, segundo dados divulgados no relatório Inside Venture Capital. Mas o crescimento do setor também significa mais concorrência. 

Diante disso, é importante que empreendedores que buscam captação estejam bem preparados e fujam dos erros mais comuns nesse processo.

“Entre os fatores que mais dificultam a aproximação com investidores estão a falta de planejamento e a ausência de um valuation certeiro e atraente para o mercado”, destaca Leonardo Brasil, sócio fundador da StartupHero, startup que oferece serviços de relatório de avaliação para PMEs e startups. 

Para ajudar os empreendedores à procura de recursos para alavancar seu negócio, Leonardo listou seis dicas valiosas.

Confira:

Planejamento: Defina três objetivos para a captação

“Por que preciso de recursos e onde ele será aplicado nos próximos 12 a 18 meses?” Se o empreendedor não conseguir responder a essa pergunta, então ele ainda não está pronto para atrair investidores.

Outras questões são: há pessoas para o time comercial? Haverá mudança de escritório? Qual a meta de receita bruta anual? A dica é estabelecer pelo menos três objetivos principais, que guiarão sua busca por aportes. 

Valide seu negócio: Uma ideia sem ação não tem valor no mercado

Antes de buscar correr risco com o dinheiro do investidor, corra o risco por si mesmo e prove que o mercado tem demanda pela sua ideia. Quem investe sempre opta por algo concreto, não apenas em uma ideia solta no papel.

“Ter ideias é fácil. Mas o que conta mesmo é sua execução. Se o empreendedor fizer algumas poucas vendas, o negócio já está validado”, diz Leonardo.

Sem tiro no escuro: Procure investimento nos locais corretos

Com a ideia validada e os primeiros resultados aparecendo, dificilmente um empreendedor conseguirá captação em fundos de investimento, que preferem empresas mais consolidadas, que já tenham se desenvolvido e passado por rodadas anteriores.

O ideal é procurar grupos de investidores-anjo ou plataformas de equity crowdfunding. “Falar com o investidor na hora errada pode fechar uma grande porta no futuro”, afirma o sócio fundador da StartupHero. 

Pitch deck: Atração à primeira vista

O pitch deck é uma apresentação que resume a ideia, traz dados de mercado, resultados atingidos e objetivos da empresa. “É a melhor forma de captar a atenção de potenciais investidores e maximizar as chances de fechar negócio. Por isso, é preciso caprichar no conteúdo, design e não deixar a apresentação muito longa e maçante”, explica Leonardo.

Valuation: Contrate um serviço de qualidade e adequado a seu segmento

Toda empresa que recebe um aporte financeiro é vista pelo investidor como um ativo financeiro. Por isso, ele busca um valor que considere justo no mercado. Um erro comum de empreendedores é acreditar que sua empresa recém-lançada tem valor altíssimo no mercado ou, ao contrário, desvalorizá-la demais.

É preciso estimar um preço justo, que envolva dados de mercado, o histórico da companhia e perspectivas futuras, processo que é possível apenas com o valuation (relatório de avaliação), carro-chefe da StartupHero. É o documento que confere a segurança necessária no momento da negociação.

Plano B e Smart Money: Dinheiro com valor agregado

Leonardo afirma: captar investimento é um jogo de números. Mesmo que um investidor garanta que fará o aporte de sua empresa, o empreendedor deve ter sempre um plano B.

Para isso, o ideal é abrir conversas com o maior número de investidores possível, a fim de ter mais chances de encontrar o que terá maior sinergia com o negócio. Além disso, é fundamental pensar além do dinheiro e filtrá-lo pelo seu histórico e o valor que trará para a empresa (smart money).  

Gabriel Dau

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, atualmente trabalha como Redator do Jornal Contábil sendo responsável pela elaboração e desenvolvimento de conteúdos.

Recent Posts

Prazo de envio do Imposto de Renda 2025 foi confirmado!

Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…

7 horas ago

Informe de rendimentos para beneficiários do INSS está disponível!

Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…

10 horas ago

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

17 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

17 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

17 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

17 horas ago