Chamadas

Adicional será pago para quem antecipou o auxílio-doença, veja se você tem direito

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está realizando a revisão dos auxílios-doença que foram liberados sem perícia em 2020. Nesse período, as agências tiveram que ser fechadas devido à pandemia, com isso, foi concedida a antecipação do benefício de forma virtual. 

Aqueles que tiveram a solicitação aprovada passaram a receber o valor de R$1.045,00 com a promessa de que a diferença seria paga posteriormente, quando a incapacidade para o trabalho fosse comprovada.

Desta forma, a nova revisão beneficiará os cidadãos que possuem direito de receber um benefício com valor maior que um salário mínimo. Veja a seguir se você tem direito de receber essa diferença.

Revisões do INSS

Em dezembro de 2020, o INSS pagou as diferenças da antecipação dos auxílios-doença que foram concedidos até 31 de outubro. Ao todo, mais de 600 mil segurados tiveram os processos analisados de forma automática, o que gerou o direito aos valores referentes à revisão, de um total de 1,1 milhão de antecipações concedidas.

Em outubro, também foi autorizado o pagamento das diferenças a quase 500 mil segurados que tiveram a antecipação concedida até 2 julho. Agora,  a meta do INSS é revisar cerca de 200 mil auxílios-doença que foram concedidos para quem fez a solicitação pela plataforma MEU INSS. 

Como saber se tenho direito de receber?

O segurado que tiver direito à diferença receberá uma carta do INSS com as informações do recálculo, bem como do total devido. Mas você também pode conferir se o valor do seu benefício foi reajustado e se foi liberado o pagamento do adicional que se trata da diferença do valor recebido.

Para isso, acesse o site MEU INSS com seus dados pessoais. Todas as informações sobre os pagamentos recebidos são encontrados no “Extrato de Pagamento de Benefício do INSS”. Outra opção é entrar em contato com a central de atendimento através do telefone 135.

Mas se o benefício não tiver sido revisado, o segurado pode fazer a solicitação por esse telefone 135 ou acessando a opção “Agendamentos/solicitações” no site do Meu INSS. Depois, siga os passos:

  • clique em “Atualizações para manutenção do benefício e outros serviços”;
  • escolha a opção  “Solicitação de pagamento de benefício não recebido”.

Após a revisão, os beneficiários que possuem direito de receber um valor maior terão a diferença paga em conta corrente, para quem recebe nesta modalidade, direto no caixa do banco ou saque com cartão magnético.

Meu pedido foi negado, e agora?

Para os casos de indeferimento do pedido de revisão de benefício, o segurado deve entrar com um recurso administrativo. Isso é feito junto ao INSS, que irá analisar novamente o pedido. Para fazer essa solicitação, acesse novamente a plataforma Meu INSS.

Mas, caso seja novamente negado, é direito do cidadão recorrer à justiça para resolver a questão. Para isso, é preciso contar com um advogado previdenciário que poderá orientar o segurado quanto à sua situação. Para requerer o pagamento de valores de até 60 salários-mínimos, também é possível recorrer aos juizados especiais federais, não sendo preciso contratar um advogado. 

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Samara Arruda

Jornalista há 10 anos, já atuou na redação de revistas e jornais locais de MG e na produção de conteúdo para redes sociais. Atualmente, se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil

Recent Posts

INSS confirma as datas de pagamento de benefícios com reajuste. Confira!

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou o  calendário de pagamentos para o ano…

2 horas ago

Quais os principais desafios e oportunidades para os contadores em 2025?

Em 2025, os contadores enfrentarão um cenário de transformações tecnológicas, legislativas e econômicas que impactam…

2 horas ago

Como surgiram os impostos que pagamos hoje?

Você já parou para pensar de onde vem os impostos que pagamos? ICMS, IPVA, IR…

3 horas ago

CRT-4 : erros podem impedir MEI de emitir nota a partir de abril

Desde setembro de 2024, o MEI (Microempreendedor Individual) passou a ser obrigado a inserir o…

3 horas ago

Reoneração da Folha de Pagamento: Entenda os Impactos e Estratégias para sua Empresa

A partir de janeiro de 2025, as empresas brasileiras se deparam com o desafio da…

3 horas ago

EFD-Reinf tem prazo de envio até dia 17. Veja mais detalhes desta obrigação

A Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf) é uma obrigação acessória…

3 horas ago