Categories: ChamadaseSocial

Admissão no eSocial: 4 dicas que você precisa seguir

Admitir um funcionário é uma tarefa recorrente no dia a dia de um profissional do departamento pessoal. Se você é um desses profissionais, deve ficar atento as mudanças atuais na hora de admitir um colaborador no eSocial. Mas, não se preocupe! Vamos passar pra você 3 dicas importantes pra você não ter problemas no eSocial. Confira a seguir!

Qualificação Cadastral

Antes de admitir um funcionário é imprescindível que você faça a qualificação cadastral dele para verificar se os dados estão corretos na base da Receita Federal. É bem simples de fazer! Basta acessar o portal eSocial e clicar no menu Consulta Qualificação cadastral e informar o nome, data de nascimento, CPF e NIS. Caso encontre alguma divergência, peça ao futuro colaborador que regularize sua situação e só depois de tudo certo, faça a admissão do canditado e envie para o eSocial. Evite dor de cabeça incrementando essa dica na sua rotina de admissão!

Prazo

Depois de tudo certo com a qualificação cadastral não esqueça que você tem um prazo para enviar a admissão para o eSocial que é de um dia antes do início das atividades. Caso você não tenha todas as informações em mãos, poderá enviar o evento preliminar de admissão, o S-2190. Enviado este evento, você ganha um prazo maior para enviar a admissão completa para o eSocial através do evento “S-2200 Admissão do Trabalhador”, podendo ser enviado até o dia 07 do mês subsequente a admissão ou antes do fechamento da folha. Essa dica facilita bastante, não é mesmo?

Admissão Cancelada

Já pensou você seguir todas as dicas anteriores certinho e no dia de iniciar as atividades o colaborador não aparece? Não precisa entrar em desespero! Temos mais uma dica pra você! Para o caso do colaborador que não comparecer para trabalhar e você já tenha enviado a admissão ou admissão preliminar para o eSocial , basta você usar o evento “S-3000 Exclusão de eventos” para deletar esse funcionário da base de dados do eSocial e não ter problemas na hora de fechar a folha. Bem simples!

É hora de se capacitar e se especializar em departamento pessoal e eSocial

Como você pode perceber, o eSocial traz muitas mudanças importantes e é preciso ter atenção redobrada para estar preparado, ainda mais agora com os prazos de implantação do programa se aproximando.

Sendo assim gostaríamos que conhecessem nosso treinamento completo e totalmente na prática de departamento pessoal e eSocial para contadores. Aprenda todos os detalhes do departamento pessoal de forma simples e descomplicada. Saiba tudo sobre regras, documentos, procedimentos, leis e tudo que envolve o setor, além de dominar o eSocial por completa. Essa é a sua grande oportunidade de aprender todos os procedimentos na prática com profissionais experientes e atuantes no segmento, clique aqui acesse já e comece o ano com o pé direito!

Agora você tem em mãos 4 dicas preciosas para não dar bobeira na hora de enviar suas admissões para o eSocial. Com o tempo, essas dicas vão fazer parte do seu dia a dia que você nem vai perceber que está seguindo dicas. Fique tranquilo! O eSocial é volumoso e fiscalizador mas temos sempre dicas boas para amenizar os possíveis traumas dessa nova obrigação acessória.

Conteúdo original via Alterdata

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Encerrou seu MEI nos primeiros meses de 2025? Veja as suas obrigações!

Se você encerrou seu Microempreendedor Individual (MEI) neste começo de 2025 e está com dúvidas…

2 horas ago

Alerta! 7 erros que precisam ser evitados na contabilidade da empresa

Os processos contábeis movimentam inúmeras informações e demandam muitas operações burocráticas dentro das organizações. Qualquer…

5 horas ago

3 categorias de documentos necessários para declarar IR 2025

No mês de março, a Receita Federal deverá comunicar todos os detalhes para a declaração…

5 horas ago

Calendário de Pagamento INSS Março/Abril 2025: Todas as Datas e Informações

A partir de 25 de março de 2025, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)…

7 horas ago

Reforma Tributária: Lei Complementar traz nova regra, gerando maior complexidade ao novo modelo

A Reforma Tributária, com a promulgação da Lei Complementar nº 214/2025, introduziu mudanças significativas no…

7 horas ago

Síndicos e condomínios precisam declarar Imposto de Renda?

O período de envio das declarações de imposto de renda 2025 ainda nem começou. Mas…

7 horas ago