Início de ano é época para organizar as finanças pessoais e as empresariais. E para os empreendedores, um bom ponto de partida, que faz a diferença na saúde financeira dos negócios em dia, é o fluxo de caixa.
Essa é uma das ferramentas de gestão que apoia a tomada de decisão no dia a dia dos negócios, de forma simples e eficiente.
O fluxo de caixa ajuda a acompanhar todas as movimentações financeiras da empresa, ou seja, todas as saídas de entradas de recursos.
Com uma atualização diária, mostra a capacidade dos empreendedores para pagamento imediato, uma vez que o acompanhamento mostra as contas a pagar, como luz, funcionários, internet, etc.; e os recebimentos pelos serviços realizados pela empresa.
Leia também: Aprenda O Fechamento De Caixa Em Apenas 4 Passos
Para auxiliar os donos de pequenos e médios empreendimentos a cuidar da saúde financeira de seus negócios, confira cinco benefícios em manter um fluxo de caixa atualizado.
1. Reduz a inadimplência e os pagamentos atrasados, uma vez que, com o fluxo de caixa, o empreendedor já consegue prever que esses pagamentos precisam ocorrer e pode ficar em cima da cobrança;
2. Traz mais controle das atividades do ciclo operacional como compras, pagamentos, produção, vendas e todos os pagamentos e detalhes do dia a dia da empresa;
3. Ajuda a entender os impactos de gastos futuros no caixa, podendo se preparar;
4. Evita prejuízos e ajuda a criar estratégias mais eficientes para o seu negócio, uma vez que o empreendedor consegue visualizar seu fluxo financeiro na totalidade;
5. Ajuda a entender a origem e o destino dos recursos financeiros, deixando o processo de tomada de decisão mais assertivo.
Leia também: Desvendando A Importância Do Fluxo De Caixa
“O fluxo de caixa é um instrumento gerencial valioso, que possibilita ao empreendedor projetar cenários e auxiliar suas decisões futuras, já que contempla todas as entradas e saídas dos próximos meses. Ao entender a expectativa e a realidade do seu negócio, as PMEs conseguem se programar com antecedência. Além disso, ao organizar as contas, o empreendedor tem mais chance de evitar o descasamento de caixa, ou seja, quando se vende a prazo, mas os pagamentos precisam ser à vista. Essa é uma dor e dificuldade das PMEs que um acompanhando rígido do fluxo de caixa, inibe de acontecer”, explica o vice-presidente de Pequenas e Médias Empresas da Serasa Experian, Cleber Genero.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…
Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…