Imagem por @artalvesmon / freepik
Os trabalhadores que exerceram atividades com carteira assinada em 2021 terão direito de receber o abono salarial PIS/Pasep desde que esteja cumprindo os requisitos exigidos para ter acesso ao benefício.
Na verdade o abono salarial referente ao ano-base 2021 deveria ser pago em 2022, no entanto, com o adiamento do abono salarial 2020 que deveria ter sido pago no ano passado e foi transferido para 2022, o calendário do abono sofreu alterações.
Por enquanto em 2022, só vão poder ter acesso ao PIS/Pasep, os trabalhadores que não sacaram os valores referentes ao ano-base 2020 que foi pago entre fevereiro e março deste ano. Quem ainda não retirou a grana tem até o dia 29 de dezembro para sacar o dinheiro.
O governo ainda não divulgou o calendário oficial do abono salarial referente ao ano-base 2021. O mais provável é que o benefício seja liberado somente no ano que vem.
O Programa de Integração Social (PIS) é destinado aos trabalhadores de empresas privadas, com transferências feitas pela Caixa Econômica Federal e casas lotéricas autorizadas. Já o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) é destinado aos profissionais do setor público, através do Banco do Brasil.
Para ter direito ao abono salarial referente ao ano-base 2021 é necessário estar cumprindo os seguintes requisitos:
Lembrando que o valor que você vai receber vai depender da quantidade de meses trabalhados durante o ano de 2021.
O trabalhador poderá conseguir dados sobre o benefício no aplicativo Carteira de Trabalho Digital e na central telefônica Alô Trabalho, pelo número 158.
A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil também oferecem informações, já que são responsáveis pelo PIS e Pasep, respectivamente.
PIS – Caixa Econômica Federal
O trabalhador poderá realizar as consultas por meio do:
PASEP – Banco do Brasil
Os funcionário públicos poderão consultar o Pasep através dos telefones do Banco do Brasil
O trabalhador deverá ficar ciente que não existe nenhuma expectativa do abono salarial referente ao ano-base 2021 ser pago em 2022. O calendário de pagamento só deverá ser liberado em fevereiro do ano que vem.
Dica Extra: Você conhece os seus direitos trabalhistas?
Já sentiu em algum momento que você pode estar sendo passado pra trás pelo seu chefe ou pela empresa que te induz a aceitar situações irregulares no trabalho?
Sua dúvida é a mesma de milhares de pessoas. Mas saiba que a partir de agora você terá resposta para todas as suas dúvidas trabalhistas e saberá absolutamente tudo o que acontece antes, durante e depois de uma relação trabalhista.
Se você quer garantir todos os seus direitos trabalhistas como FGTS, adicionais, horas extras, descontos e saber como se posicionar no seu emprego sem ser mais obrigado a passar por abusos e ainda entendendo tudo que pode e que não pode na sua jornada de trabalho, clique aqui e saiba como!
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…
A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…
Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…
Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…
Se você trabalha com contabilidade, já deve ter se perguntado: mas como definir o valor…
Se você é empresário ou contador, mas ainda não está atualizado sobre as mudanças do…