Foto: Tania Rego / Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, desembarcou em Buenos Aires neste domingo (22), com objetivo de reconstruir pontes na América Latina.
Nesta segunda-feira (23), além de se encontrar com o presidente argentino, Alberto Fernández, Lula tem encontro marcado com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, com presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, e com a vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner.
De acordo com o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta, em entrevista à CNN, Lula tem grande interesse, em retomar essa parceria, se referindo a nossa vizinha Venezuela.
Segundo Pimenta, a Venezuela tem a maior reserva de petróleo do mundo, e é um país riquíssimo em fertilizantes, e conta com muitas riquezas naturais, e tudo isso é de interesse do Brasil.
Leia Também: Brasil/EUA: Lula se encontrará com Biden em 10 de fevereiro
Neste domingo (22), foi publicado no diário argentino Perfil, um artigo assinado por Lula e pelo presidente da Argentina, Alberto Fernández, confirmando a intenção de criar uma moeda comum sul-americana para transações comerciais e financeiras.
O texto, afirma que ambos presidentes, pretendem “quebrar as barreiras em nossas trocas, simplificar e modernizar as regras e incentivar o uso de moedas locais”.
O artigo também cita que a moeda sul-americana comum poderá ser usada tanto para fluxos financeiros quanto comerciais, desta forma irá reduzir custos operacionais e consequentemente a vulnerabilidade externa também será menor.
Os presidentes condenaram o extremismo antidemocrático e também a violência política, se referindo aos ataques, a sede dos três poderes, em Brasília.
Eles afirmam que “os laços entre Argentina e Brasil se sustentam na consolidação da paz e da democracia”, o texto frisa que ambos desejam que a democracia prevaleça para sempre, “Ditadura nunca mais.”
O encontro também resultará na assinatura de um acordo de integração econômica e energética, a expectativa é de que a viajem de Lula a Argentina e do Uruguai, esclareça a perspectiva de quando e como será possível destravar o acordo comercial do Mercosul com a União Europeia.
Leia Também: Governo nomeia 878 novos soldados à Polícia Militar do Estado de São Paulo
A viagem de Lula à Argentina é sua primeira como chefe de Estado. Na terça (24), o Lula participará da Cúpula da CELAC (Comunidade dos Estados Latino-americanos e do Caribe).
Lula terminará sua viagem aos países vizinhos, no Uruguai, onde o presidente brasileiro se encontrará com o presidente uruguaio Luis Lacalle Pou, e visitará o sítio onde mora o ex-presidente Pepe Mujica.
No dia 10 de fevereiro, Lula se reunirá com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Ele deve ser recebido na Casa Branca em Washington, D.C, sede do governo dos Estados Unidos.
Lula também planeja viajar para China e Portugal nos próximos meses. As datas ainda não foram confirmadas.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…
Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…