Designed by @Rodrigobellizzi / Dreamstime
A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é o documento que anota a vida profissional do trabalhador e assegura o acesso aos direitos trabalhistas determinados por lei.
De acordo com a resolução definida pelo Ministério da Economia, Carteira de Trabalho em seu formato tradicional (impresso) não é mais expedida desde setembro de 2019. Após essa data as anotações contratuais e de demissão de funcionários são registradas em formato digital e podem ser consultadas pelo site ou pelo aplicativo.
O trabalhador que tem a CTPS impressa deve guardar o documento, pois ele ainda serve para confirmar o tempo de trabalho.
Vale ressaltar, que a Carteira de Trabalho em formato digital pode conter contratos trabalhistas antigos (dos anos 90, por exemplo), por esse motivo é fundamental manter o documento original.
Essa ferramenta tem a finalidade de simplificar a vida do trabalhador, através do aplicativo o cidadão pode fazer consultas sobre seu histórico profissional a qualquer momento.
É importante destacar, que o contrato trabalhista atual e o número do Pis/Pasep também podem ser consultados pela plataforma digital.
O formato eletrônico é válido somente como ajuda, ele não é considerado um documento de identificação.
Para poder acessar a CTPS digital é preciso fazer o cadastro no site acesso.gov.br ou através do aplicativo Carteira de Trabalho digital.
Apesar de esse documento não ser mais emitido, as empresas o preenchem normalmente, mas essas informações também estarão contidas na Carteira de Trabalho em formato digital.
Como vimos anteriormente, esse documento deixou de ser expedido em 2019; porém existem exceções, algumas classes de trabalhadores determinam que os colaboradores usem a Carteira de Trabalho física, são elas: funcionários contratados por órgãos públicos e organismos internacionais.
O trabalhador que deseja ter o documento impresso precisa encaminhar a solicitação de agendamento de atendimento por e-mail, de acordo com o estado onde reside.
E-mail: trabalho.(uf)@economia.gov.br. O trabalhador deve trocar a designação uf pela sigla correspondente de seu estado. Em Minas Gerais, por exemplo, o e-mail é trabalho.mg@economia.gov.br.
Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar com o Departamento Pessoal?
Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?
Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.
Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…