Chamadas

Airbnb: Quem aluga apartamento por temporada pode usar as áreas comuns do condomínio?

As plataformas digitais para alugar imóveis fazem cada vez mais sucesso nas férias. Quem vai viajar quer ganhar uma renda extra e quem procura um lugar pra ficar tem cada vez mais opções, porém, existem condomínios que querem dificultar a estadia.

Esse tipo de problema está se tornando cada vez mais comuns, existem reclamações tanto de proprietários quanto de condomínios que desejam impedir o uso dos imóveis. Alguns condomínios estritamente residenciais já estiveram vetando a possibilidade desse tipo de locação sob os argumentos mais variados possíveis, enquanto que outros têm feito alterações em sua legislação para se adequar ao caso.

Apesar de ser uma nova modalidade, esse tipo de locação assemelha-se muito às locações para temporada, mas com o detalhe tecnológico. “Esse é mais um ponto a favor do proprietário”, afirma a Dra. Sabrina Rui, advogada em direito tributário e imobiliário.

Em outros casos, apesar de não vetarem o aluguel de apartamentos, alguns condomínios querem impedir os locatários de curta temporada de usarem as áreas comuns do local, como churrasqueira e piscina.

De acordo com a 27ª Câmara de Direito Privado do TJ/SP, é vedado ao condomínio proibir o livre acesso dos locatários, pois o contrato de temporada, mesmo que feito por plataformas digitais, é válido e deve ser tratado como estadia residencial.

“Contanto que o locatário respeite as normas do condomínio, como zelar pelo sossego e saúde dos demais condôminos, não há empecilhos em sua estadia, podendo usar e gozar livremente tanto do imóvel como de suas áreas comuns”, finaliza a Dra.

Serviço: Dra. Sabrina Marcolli Rui
Advogada em direito tributário e imobiliário

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

Recent Posts

Fique por dentro dos 5 mecanismos de recolhimento de tributos instituídos pela Reforma Tributária sobre Consumo

Com a implementação da Reforma Tributária sobre o Consumo, está previsto o recolhimento mais eficiente…

6 horas ago

EFD-Contribuições: Publicada Nota Técnica 010 de 18/02/2025

Hoje, dia 18 de fevereiro de 2025, foi publicada a Nota Técnica EFD-Contribuições nº 010…

6 horas ago

Saiu do MEI? Passo a passo para evitar problemas tributários e Multas

A exclusão de mais de 40 atividades do regime do Microempreendedor Individual (MEI) em 2025…

6 horas ago

A nova era das fraudes com criptomoedas, Milei e Inteligência Artificial

Jorge Calazans Os golpes envolvendo criptomoedas atingiram um novo patamar em 2024, movimentando cerca de…

7 horas ago

Empregador Doméstico: Saiba como Emitir e Pagar o DAE eSocial Corretamente

O Documento de Arrecadação do eSocial (DAE) é um guia essencial para o empregador doméstico…

7 horas ago

Polícia Federal vai abrir dois concursos em 2025, veja os detalhes!

Dois concursos da Polícia Federal (PF) estão em andamento em 2025 para alegria dos concurseiros,…

7 horas ago