Empresas do grupo:

Início » Alemanha resolve ajudar a Ucrânia com doação de armamento

Alemanha resolve ajudar a Ucrânia com doação de armamento

por Jorge Roberto Wrigt
2 minutos ler

A Alemanha aprovou neste sábado (26) a entrega de 400 RPGs (em tradução livre, granadas impulsionadas por foguetes) da Holanda para a Ucrânia, de acordo com o Ministério da Defesa alemão. O que faz uma mudança na política depois das críticas feitas a Berlim ao se recusar a enviar armas para Kiev.

Segundo o canal de notícias CNN, “A aprovação foi confirmada pela chancelaria”, disse um porta-voz do Ministério da Defesa neste sábado (26). Os RPGs vêm de estoques dos militares alemães.

Olaf Scholz, anunciou que doará à Ucrânia mil armas antitanque e 500 mísseis Stinger. Também prometem ajudar a Ucrânia a combater a invasão da Rússia, outros cinco países como República Tcheca, Polônia, França, Estados Unidos e Holanda sinalizaram que vão enviar armas, material de defesa e recursos financeiros.

Numa publicação no Twitter, o chanceler Scholz escreveu “que o ataque russo marca um ponto de virada. É nosso dever fazer o nosso melhor para ajudar a Ucrânia a se defender contra o exército invasor de Putin. É por isso que estamos fornecendo 1.000 armas antitanque e 500 mísseis Stinger para nossos amigos da Ucrânia”. A Alemanha, desde a Segunda Guerra, não exporta armas para zonas de guerra.

A decisão foi comemorada no Twitter pelo presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky: “A Alemanha acaba de anunciar o fornecimento de lançadores de granadas antitanque e mísseis Stinger para a Ucrânia. Continue assim, chanceler Olaf Scholz! Coalizão anti-guerra em ação!”.

Também neste sábado (26), a ministra da Defesa da República Tcheca, Jana Černochová, anunciou que vai mandar US$ 188 milhões em armamentos para a Ucrânia. De acordo com a ministra, serão enviados metralhadoras, rifles de precisão, revólveres e munição ao país.

Também o presidente da França, Emmanuel Macron, decidiu enviar armas e equipamentos para ajudar no combate à invasão.

Os holandeses pretendem enviar suporte ao governo ucraniano com material de defesa antiaérea. A proteção é usada contra alvos de grande, média e baixa altitude.

Você também pode gostar

Leave a Comment