Empresas do grupo:

Início » Projeto de lei pode garantir direito de férias ao contador

Projeto de lei pode garantir direito de férias ao contador

Projeto propõe suspender obrigações contábeis no fim de ano aos profissionais da área

por Ana Luzia Rodrigues
3 minutos ler

Escritórios de contabilidade enfrentam dia a dia uma rotina bastante atribulada, visto que lidam com inúmeros processos, onde cada um é subdividido em várias etapas. 

Em outras palavras, as rotinas contábeis dos escritórios de contabilidade são desafios. Eles pedem soluções práticas, funcionais e eficientes, sempre levando em conta o tamanho da carteira de clientes.

Enquanto a grande maioria dos demais profissionais entra em recesso de fim de ano, é justamente neste período que a categoria contábil tem trabalho de sobra. 

 Pensando nisso, tramita na Câmara dos Deputados, de autoria do deputado Diego Andrade (PSD-MG), desde o ano de 2021, o Projeto de Lei Complementar (PLP) 116/21. Ele foi apelidado de férias fiscais, que suspende os prazos para cumprimento de obrigações tributárias, acessórias e a tramitação de processos administrativos fiscais entre 20 de dezembro e 20 de janeiro.

Para o deputado, o objetivo é permitir que os contabilistas, que em geral trabalham por conta própria, tenham férias anuais de 30 dias.

Todavia, como anda a tramitação deste PLP? Acompanhe!

Projeto de Lei Complementar 116/2021

De acordo com a justificativa do Deputado Diego Andrade, ele entende que a rotina do contador é praticamente exclusiva ao exercício profissional e que este período seria propício para uma “pausa”da categoria. O Deputado conta ter se inspirado em regra semelhante existente para os advogados, prevista no Código de Processo Civil. 

Só para constar e por curiosidade, existe em Portugal a Lei n° 7/21 que justamente concede férias de trinta dias para todos os contadores do país. A ideia partiu do intuito de  preservar a saúde física e mental destes profissionais.

Como está o andamento do Projeto?

Mas será que afinal os contadores do Brasil vão poder fazer uma pausa em suas rotinas para desfrutar um tempo com seus familiares? O Projeto de Lei foi aprovado?

Até o momento não houve mais nenhuma movimentação com relação a essa decisão. O Projeto permanece na Comissão de Finanças e Tributação desde março de 2022. 

Todavia foi devolvido à Coordenação de Comissões Permanentes. Ainda precisa passar pela apreciação pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) para seguir ao Plenário da Câmara. 

Ainda não será neste ano de 2024 que a categoria contábil vai deixar as obrigações acessórias de lado para curtir um descanso.

ATENÇÃO CONTADOR: Renegociamos as dívidas fiscais de seus clientes na Receita Federal, PGFN, CADIN. Administrativamente ou judicialmente. Deixe uma empresa especializada cuidar disso com segurança!
Conheça a Creditook – Clicando Aqui!

Você também pode gostar

Leave a Comment