Imagem: eSocial / @rawpixel.com / freepik / editado por Jornal Contábil
Manter os dados cadastrais de seu negócio de acordo com a legislação em vigor e ficar quites com o órgãos fiscais e trabalhistas é uma obrigação de todo o empreendedor. Para isso existe a plataforma do eSocial que pode ser acessado online.
A plataforma do eSocial existe desde 2015 e seu objetivo é facilitar a vida dos empregadores. Assim, nesse sistema devem constar todas as informações necessárias para o vínculo empregatício entre empregados e empregador.
Porém, é muito comum que tais dados sofram alterações ao longo do tempo, desde número de telefone até e-mail, e quando isso acontece é preciso atualizá-los para evitar penalidades.
Na leitura a seguir constam as informações que você precisa saber para fazer essas alterações da maneira correta. Boa leitura!
O eSocial abriga todas as informações previdenciárias e trabalhistas de empregados e é de uso obrigatório de empregadores desde 2015. Dessa forma, não ter cadastro no sistema pode resultar em multas e ações judiciais em várias áreas, como cível, criminal e previdenciária.
Além disso, a plataforma do eSocial emite a guia DAE, documento que reúne todos os tributos que devem ser recolhidos mensalmente.
Para que o empregador faça seu cadastro na plataforma do eSocial Doméstico, é preciso as seguintes informações:
Entretanto, os recibos e o título de eleitor apenas serão solicitados caso o empregador não tenha feito as suas declarações de Imposto de Renda nos últimos dois anos.
Assim, com essas informações em mãos, o empregador pode acessar o site oficial do eSocial e então fazer o seu cadastro para então realizar o dos empregados.
E quando o empregador ou o profissional responsável precisa alterar alguma informação, como deve ser o procedimento? O eSocial modificou sua estrutura e seu uso ficou bem mais simplificado.
Dessa forma houve a redução nos campos de preenchimento, como no caso das informações consideradas redundantes. Isso quer dizer que, se um contribuinte já informou um fato ou um dado, ele não precisa informar em outras operações, uma vez que fica salvo.
Vamos explicar como realizar a mudança de algum dado cadastral do empregador no eSocial:
Nunca deixe de completar o cadastro e sempre o deixe atualizado. Se não o fizer, pode resultar em diversas complicações para o empregador. Assim, problemas com a qualificação cadastral devem ser resolvidos de modo a manter os dados consistentes.
Conflitos de informações podem causar erros no sistema que futuramente podem se tornar problemas com órgãos fiscais. Uma situação comum é não atualizar o eSocial quando há mudança de nome quando ocorre modificação no estado civil, por exemplo.
Dessa forma, sempre atualize os dados quando houver alteração no nome, estado civil, nascimento de filhos, etc.
No caso de casamentos, não se esqueça de mudanças de documentos tanto na Receita Federal quanto na Caixa Econômica e no eSocial; para garantir que não aconteçam questões futuramente.
Por isso, verifique com frequência os dados do eSocial, tanto do empregador quanto de sua empregada doméstica, e evite problemas futuros.
ANA LUZIA RODRIGUES
Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar ou aprender tudo sobre o Departamento Pessoal?
Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?
Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.
Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O Carnaval está chegando e, com ele, surge a dúvida: o que vai abrir e…
Você sabia que a Universidade de São Paulo (USP) está com inscrições abertas para mais…
Você já deve ter percebido como o Google Maps é útil, né? Ele ajuda a…
Se você está de olho em oportunidades no setor público e tem formação em contabilidade…
A resposta para essa pergunta pode surpreender quem pensa que escritórios de contabilidade não têm…
O texto da proposta de emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim da jornada…