Ao abrir seu CNPJ, é feito o cadastro de todos os seus dados, junto com as informações referentes a sua microempresa. Mas após a abertura do MEI, será que é possível alterar os dados? Quais alterações podem ser feitas? A seguir, saiba tudo sobre alterações MEI e como modificar os dados do seu CNPJ.
Seja por começar a atuar em uma nova área ou por mudança de endereço, muitos microempreendedores podem precisar alterar os dados do CNPJ MEI ao longo da trajetória profissional. A boa notícia é que alterar os dados do CNPJ MEI é muito simples, e o processo pode ser feito gratuitamente através do Portal do Empreendedor.
Caso prefira, também pode conhecer e contratar os serviços de contabilidade da MEI Fácil, onde fazemos as alterações no CNPJ MEI para você e também oferecemos outros serviços, com atendimento exclusivo.
Agora que você já sabe que é possível alterar os dados do CNPJ MEI, surge a dúvida: Quais dados podem ser alterados?
Com o CNPJ, você passa a ter uma razão social e um nome fantasia associados ao seu cadastro, além de poder escolher até 16 ocupações diferentes no regime de microempreendedor individual.
Muitas pessoas ainda confundem a razão social com o nome fantasia. Basicamente, a razão social é o nome oficial do seu empreendimento, composto pelo seu nome completo junto de seu CPF. Já o nome fantasia é o nome utilizado comercialmente. Ou seja, é como os clientes te conhecem e como todos chamarão a sua marca.
Por quê?
A razão social MEI é o nome registrado junto ao governo e outros órgãos, além de estar presente em todos os documentos emitidos por você, como contratos de prestação de serviços e notas fiscais. Por essas razões, não é possível alterar a razão social do seu CNPJ MEI.
O nome fantasia pode ser alterado por muitos motivos. Ao abrirmos uma empresa, nem sempre temos a melhor ideia de nome logo no início. Outras situações que podem motivar uma mudança de nome fantasia MEI incluem a existência de outra empresa com o mesmo nome ou tática de reposicionamento da marca no mercado.
Além da razão social, como explicado anteriormente.
Além da mudança do nome fantasia, que pode ser feita por diversas razões, o microempreendedor também pode alterar o valor do capital social ou acrescentar atividades em seu cadastro.
Vale lembrar que o capital social do MEI é o valor de investimento inicial feito em qualquer empreendimento.
Sim! O microempreendedor individual pode ter até 15 (quinze) atividades secundárias cadastradas no mesmo CNPJ. Ou seja, junto com a ocupação principal, o MEI pode ter até 16 (dezesseis) ocupações diferentes.
DICA EXTRA: MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio
Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar. Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com contador e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta. E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana.
Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio. Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!
Com informações MEI Fácil
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estavam preocupados por conta do…
O Carnaval acontece entre sábado (01/03) e quarta-feira (05/03), com isso, uma grande dúvida é…
A CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), em seu artigo 473, define as hipóteses em…
Março está se aproximando, com ele está chegando também a época do Imposto de Renda…
O período de entrega da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI), referente ao faturamento de…
O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou que os 12,1 milhões de trabalhadores…